Santa Catarina ficou em quarto lugar no Índice de Transparência de 2014 dos Estados brasileiros, divulgado na sexta-feira pela ONG Contas Abertas. O índice avalia os portais de transparência dos governos estaduais. À frente de Santa Catarina ficaram Espírito Santo, em primeiro lugar, Pernambuco em segundo e São Paulo em terceiro.
Continua depois da publicidade
Leia também:
>>> Confira o índice dos estados brasileiros
>>> Acompanhe o site de transparência do Governo de SC
A ONG avalia uma série de requisitos em três grandes áreas: conteúdo, série histórica e frequência de atualização e usabilidade. Dos três, a nota mais alta de Santa Catarina foi na série história e frequência de atualização – 8,0 – e a mais baixa ficou em conteúdo – 7,49.
Continua depois da publicidade
Contribuíram para a melhoria do índice do Estado alterações promovidas no portal como a disponibilização dos dados sobre contratos formalizados pelos órgãos e entidades estaduais e a previsão e execução orçamentária da receita e da despesa.
A avaliação do Contas Abertas destacou também os aplicativos para Android e IOS, chamados “Transparência Móvel-SC”, com informações do portal de transparência do poder executivo do Estado, e “Indicadores SEF-SC”, com informações gerencias produzidas pela diretoria de contabilidade geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.
Entre os pontos negativos, a análise apontou que não é possível ordenar, no próprio site, de que forma as informações devem ser apresentadas, ou seja, ao clicar no valor pago, não é possível visualizar os pagamentos do maior para o menor.
Com média 7,6, o Estado ganhou quatro posições em relação à última avaliação, feita em 2012. Mas como a metodologia de análise sofreu alterações, a ONG entende que não é possível comparar as diferentes edições. Na avaliação deste ano, passou-se a cobrar mais conteúdo e o peso da usabilidade na nota final aumentou.
Continua depois da publicidade
Confira o ranking: