Santa Catarina aguarda uma invasão ainda maior de argentinos durante o próximo verão. Segundo a Santur (Santa Catarina Turismo), a expectativa é de 1,5 milhão de visitantes do país vizinho no território catarinense nesta temporada — um aumento de aproximadamente 10% em relação ao ano passado.

Continua depois da publicidade

O jornal argentino Clarín já registrou a chegada de vários turistas argentinos a Florianópolis, antes mesmo do início do verão. Segundo a publicação do último sábado (16), os preços de hospedagem e alimentação não sofreram reajustes, em relação à última temporada.

No verão passado, a previsão do Governo estadual foi de 1,4 milhão de hermanos, o que já representava um número cerca de 25% superior em relação ao ano anterior. O jornal La Nación registrou a presença maciça dos turistas no início de 2017. Segundo dados do Banco Central argentino, um real subiu de 4,70 pesos no ano passado para 5,25 pesos atualmente.

Destinos mais procurados

Florianópolis está em segundo lugar na lista dos dez principais destinos dos brasileiros para esta temporada de verão. A relação foi divulgada pelo Ministério do Turismo. A capital catarinense fica atrás apenas de São Paulo, enquanto Balneário Camboriú aparece em nono lugar.

Continua depois da publicidade

Recentemente, uma pesquisa do Airbnb feita com base nas reservas efetuadas na plataforma mostrava que Florianópolis é a cidade que mais receberá brasileiros para a virada do ano por esse tipo de hospedagem.

Florianópolis também é o principal destaque entre as cidades turísticas brasileiras no ranking do site de busca de hotéis Trivago. Na Argentina, a capital catarinense também tem a maior procura (com estadia média de 9,6 dias). Uruguaios também preferem Florianópolis (oito dias em média), mais do que as suas próprias praias de La Paloma e Punta del Este.

ESTIMATIVA DE VIAGENS NO VERÃO

São Paulo – 3,28 milhões

Florianópolis – 2,09 milhões

Rio de Janeiro – 2,03 milhões

Praia Grande – 1,86 milhão

Salvador – 1,69 milhão

Fortaleza – 1,22 milhão

Curitiba – 1,18 milhão

Cabo Frio – 1,18 milhão

Balneário Camboriú – 1,08 milhão

Recife – 1,08 milhão

Fonte: Ministério do Turismo