Nos palcos ou nas ruas, nas escolas ou em empresas, o teatro tem o poder de levar os espectadores para outros universos por meio da expressão artística. Seja por articulação dos grupos independentes ou por incentivo público, esta arte chega a todos os cantos de Santa Catarina. O Estado tem cinco cursos universitários para formação na área. E é também o berço do mais antigo festival de teatro para infância do Brasil, o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib), que nasceu em Blumenau, em 1997. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Além do Fenatib, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) também reúne no município do Vale do Itajaí companhias de teatro do Brasil e do mundo. A cada dois anos, ele transforma a cidade tradicionalmente conhecida pela Oktoberfest em um grande palco a céu aberto porque a programação com peças e debates não se restringe apenas às salas do Teatro Carlos Gomes, é levada também a praças, escolas e à universidade.

Lollapalooza 2023 já tem ingressos disponíveis na pré-venda

A força motora por trás de festivais como esses são os profissionais do teatro, pessoas essencialmente apaixonadas por contar histórias por meio da arte da interpretação. Coletivos, pesquisadores e grupos independentes somam mais de uma centena mapeados no Estado pela Federação Catarinense de Teatro (Fecate). Mais do que números, são nomes que conquistaram destaque nacional dentro da área, como Carmen Fossari e José Ronaldo Faleiro.

Continua depois da publicidade

​​Horóscopo: previsão dos signos de 19 a 25 de setembro de 2022​​

O teatro catarinense encanta não só pelo trabalho dos artistas, como também pela imponência arquitetônica das salas onde são feitas as apresentações. Fica em São José, no Centro Histórico da cidade, o teatro mais antigo do Estado: o Teatro Adolpho Mello tem 168 anos de história e foi restaurado em 2021.

teatro-municipal-sao-jose
Com 168 anos, o Teatro Adolpho Mello, no centro histórico de São José, é o mais antigo do Estado (Foto: PMSJ, Divulgação, Arquivo Hora de Santa Catarina)

Já o Teatro Álvaro de Carvalho, localizado no Centro de Florianópolis, foi criado em 1854, quando a cidade ainda se chamava Desterro. O espaço passou por períodos de abandono e chegou até a ser uma prisão. O espaço foi reconhecido como patrimônio cultural dos catarinenses e foi tombado em 1988.

Tipo Arte

O teatro é um dos temas abordados na série Tipo Arte, que valoriza a produção artística de Santa Catarina. Música, cinema, dança, escultura, pintura, fotografia, arte digital e popular também são destaque nos dez programetes que vão ao ar na programação da NSC TV. Em um minuto, cada um desses vídeos traz fatos marcantes, curiosidades e personagens importantes em cada uma dessas áreas. 

Leia também:

Afinal, o que é arte?

Produção audiovisual em SC cresce 429% em dez anos

Festivais evidenciam diversidade musical de Santa Catarina