Santa Catarina é o Estado brasileiro onde os profissionais estão mais satisfeitos no trabalho, de acordo com levantamento realizado pela Love Mondays (www.lovemondays.com.br), comunidade de carreiras que analisa salários e a satisfação de funcionários em empresas.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro a partir de 20 mil comentários coletados no portal, no qual profissionais deram nota de 1 a 5 para a satisfação no trabalho. O objetivo foi apontar a realidade em dez Estados. Santa Catarina alcançou a maior média, com 3,47. Na sequência, aparecem Paraná (3,37) e Rio Grande do Sul (3,25), o que mostra o domínio da região Sul neste quesito.

– Os dados são surpreendentes. Tínhamos a percepção de que os Estados da região Nordeste seriam os líderes desse levantamento, até pela movimentação de executivos em busca de qualidade de vida nesses Estados – explica Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.

Nos Estados onde a satisfação é maior, os profissionais elogiam o bom ambiente de trabalho nas empresas, a oportunidade de progredir na carreira, aprendizado, benefícios corporativos e colegas de trabalho legais.

São Paulo e Rio de Janeiro, principais centros econômicos do País, ficaram na oitava e 10ª posições, respectivamente. Nos Estados com pior avaliação, os funcionários reclamam dos baixos salários, da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e das lideranças, consideradas fracas. Processos, sistemas e ferramentas ruins, além de lentidão e burocracia, também foram citados.

Continua depois da publicidade

– São Paulo e Rio são velhos conhecidos por essas características, mas a Bahia figura como a grande novidade nessa lista. É curioso saber que os funcionários que atuam por lá tenham insatisfações semelhantes às de Estados reconhecidos tradicionalmente pelo grande ritmo de trabalho – avalia Luciana.