O resultado do Censo Demográfico 2010, divulgado nesta sexta-feira, aponta Santa Catarina com o menor número de crianças entre 6 e 14 anos fora da escola. No Estado, apenas 2,2% das pessoas nesta faixa etária, que compreende os ensinos Fundamental e Médio, não estavam matriculadas nas escolas em 2010, conforme o levantamento que considerou todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

A média nacional indica que 3,1% crianças e adolescentes brasileiras de 6 a 14 anos não frequentavam a escola naquele ano, o que significou 966 mil pessoas. Acre, Roraima e Amazonas foram os estados com mais pessoas nesta faixa etária fora da sala de aula, com 8% cada. Já em Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Piauí o indicador não ultrapassou 2,5%, segundo o IBGE.

No entanto, no que diz respeito à faixa etária de 15 a 17 anos, o cenário na Educação em Santa Catarina foi menos animador. O percentual não chegou ao topo do ranking da evasão escolar entre os estados, mas atingiu 19,8% dos moradores nestas idades. Neste quesito, o Acre foi o estado com menos adolescentes fora da sala de aula (22,2%). O Distrito Federal foi o que tem mais pessoas nesta faixa etária nas escolas (11,6%).

O Censo 2010 também revelou que Santa Catarina ocupa terceiro lugar no ranking nacional de migração entre estados.

Continua depois da publicidade