O Estado catarinense obteve um salto nas mortes por Covid-19 nos últimos meses. Foram 42 óbitos em novembro de 2023, contra 21 no mês de outubro. Os dados são do painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A médica infectologista Sabrina Sabino acredita que o aumento do número de mortes está ligado com um maior número de casos nos últimos meses em Santa Catarina. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), no final de julho eram 79 confirmados. Já na segunda semana de outubro, o número de infectados subiu para 980.
— O aumento de mortes ocorre de acordo com o maior número de casos. Principalmente nesse último mês, quando a gente teve uma nova variante que foi introduzida inicialmente lá no Ceará — explica a médica.
Nova variante
Segundo o Ministério da Saúde, uma nova variante chamada de BA.2.86.1, e sua sublinhagem, a JN.1 e a J G.3, foram detectadas no Brasil, com aumento de casos no estado do Ceará, principalmente na capital Fortaleza.
Continua depois da publicidade
Nos últimos meses, o governo também vêm monitorando a situação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Covid 19: com o surgimento de nova variante, Ministério recomenda dose extra da vacina
Com o surgimento da nova variante do Coronavírus, o Ministério antecipou, a partir desta quarta-feira (6), a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. A vacinação está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As subvariantes do vírus já foram encontradas em 47 países, sendo que a JN.1 já está correspondendo a 3,2% das detecções no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante da Covid-19 é avaliada como de baixo risco.
Perfil de mortes por Covid-19 em SC
O perfil das mortes relacionadas à Covid-19 é de pessoas com mais de 60 anos, diz o boletim epidemiológico elaborado pela SES. O grupo acima de 80 anos foi o mais atingido, seguido das pessoas com idades entre 70 e 79 anos.
Continua depois da publicidade
Taxa de vacinação infantil em Santa Catarina
A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a forma mais eficaz no combate da doença, afirma a infectologista. Entretanto, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 17,26% da população brasileira tomou a dose bivalente.
— É fundamental que a população entenda a importância que a vacinação tem, afinal de contas, foi ela que nos tirou do pior momento de uma pandemia sem precedentes.
O pediatra infectologista, Tarcisio Crocomo, faz um alerta para a vacinação das crianças contra a Covid-19 em Santa Catarina. Segundo o médico, o grupo representa o menor índice de vacinação do Estado.
— Infelizmente, a faixa etária com menor índice de vacinação são as crianças. É extremamente importante que os pais levem seus filhos para vacinar — fala o infectologista.
Continua depois da publicidade
De acordo com o levantamento “Covid-19 hoje: por que a população não vacinada ainda hesita em se proteger?”, coordenado pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) a pedido da Pfizer, mostrou que, dos 144 entrevistados na Grande Florianópolis, apenas 50 pessoas (35%) acreditam que a vacinação infantil é importante.
— Eu me vacinando, eu posso até apresentar alguns sintomas mais leves, mas a vacina está evitando o que é o primordial: o óbito. Então, é extremamente importante a vacinação, principalmente em pessoas de grupos de riscos, além da dose de reforço da vacina bivalente, que hoje é a vacina mais abrangente que nós temos disponível contra as principais variantes — finaliza a médica.
Veja fotos
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Ainda preciso tomar a vacina da Covid? Tire as suas dúvidas sobre a imunização
Baixa procura por vacina contra Covid em SC pode fazer variante avançar, diz especialista