Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira (1º) após seis dias de fortes chuvas. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés da Silva durante reunião na sede da Defesa Civil, em Florianópolis. A medida facilita as ações do Estado para o atendimento, assistência às vítimas e recuperação dos municípios afetados. Duas pessoas morreram em decorrência dos temporais.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
As regiões do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis concentram os prejuízos, com cidades ilhadas e graves enchentes. Pessoas precisaram ser resgatadas de helicóptero e muitas perderam tudo o que tinham. Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas e 195 desabrigadas.
Pelo menos 17 cidades catarinenses já decretaram situação de emergência, de acordo com dados do último relatório informativo do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC), divulgado às 10h. São elas: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis. Os municípios de Timbó, São José, Schroeder e Brusque estão providenciando documentos para a medida.
Segundo Moisés, a prioridade absoluta é proteger e garantir assistência humanitária aos catarinenses. Ele também destacou que todos os órgãos do Estado estão de prontidão para atender as ocorrências.
Continua depois da publicidade
— O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças — disse o governador.
O secretário-chefe da Defesa Civil estadual, David Busarello, reforçou que cinco aeronaves estão disponíveis e atuando junto aos municípios para auxiliar em resgates.
Duas mortes até o momento
Ao menos duas mortes foram registradas em decorrência das chuvas em Santa Catarina até o momento. No município de Palhoça, um homem morreu na manhã desta quinta-feira ao tentar atravessar uma área alagada no bairro Jardim Eldorado. Ele teria sido eletrocutado ao tentar se agarrar em um fio energizado.
Já em Brusque, no Vale do Itajaí, um homem morreu após ser soterrado por um deslizamento de terra no bairro Poço Fundo. A equipe de socorro foi chamada para o resgate pouco antes das 7h, e uma hora depois ainda trabalhava no local para retirar o corpo. Ainda não há informações sobre a identidade do homem.
Continua depois da publicidade
Previsão do tempo
As chuvas devem diminuir a partir desta quinta-feira (1º), conforme o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz. No entanto, o final de semana tem previsão de pancadas de chuva, com chances de temporais isolados.
— Como já temos bastante vulnerabilidade com relação às chuvas, com solos encharcados em muitas regiões, seguimos em alerta — assegurou o meteorologista.