O furacão Sandy aumentou sua velocidade de deslocamento na tarde desta segunda-feira para 44 km/h, com ventos sustentados de 150 km/h e rajadas mais fortes quando estava menos de 200 km a sudeste de Atlantic City (Nova Jersey) e a 255 km de Nova York.

Continua depois da publicidade

O Centro Nacional de Furacões (CNF) emitiu um boletim extraordinário às 15h (17h de Brasília) indicando que o olho do Sandy se dirige para o sudeste de Nova Jersey e deve chegar ao continente ainda esta tarde.

Veja a imagem de satélite da tempestade em movimento

Os últimos informes de um avião caça-furacões indicam que “Sandy continua deslocando-se rapidamente rumo a noroeste” e que em sua trajetória o olho do furacão “atingirá a costa do extremo sudeste de Nova Jersey ou o centro de Delaware nas próximas 3 a 5 horas”, informou o CNF de sua sede, em Miami.

Enquanto isso, aos mais de 7 mil voos suspensos procedentes de Nova York e os cancelamentos de itinerários aéreos de vários países da América Latina, Europa e Ásia, se somou a suspensão de pelo menos 120 voos rumo ao leste dos Estados Unidos procedentes do Aeroporto Internacional de Miami, informou à AFP seu porta-voz, Greg Chin.

Continua depois da publicidade

Os meteorologistas preveem que Sandy poderá encontrar uma frente fria antes que chegue ao continente, o que o tornará um fenômeno extremamente poderoso, capaz de afetar entre 50 e 60 milhões de pessoas em uma das regiões mais populosas do país.

A força dos ventos de furacão provocados pelo Sandy se estende a 280 km, em todo o sudoeste do centro do ciclone e os ventos com força de tempestade tropical têm um alcance de até 780 km.

Ao menos 300 mil residências do estado de Nova York se encontravam sem eletricidade na tarde desta segunda-feira devido à chegada do furacão Sandy, informou o governador Andrew Cuomo.

Cuomo publicou no Twitter cifras detalhadas sobre a interrupção do fornecimento de energia, que atinge exatamente 312.425 residências no Estado de Nova York.

Continua depois da publicidade

“Cortes de eletricidade: Central Hudson – 19.178; Con Edison – 65.539; LIPA – 186.896; Nat. Grid – 2.179; NYSEG – 27.069; Orange & Rockland – 10.082; e RG&E – 1.482”.

Veja fotos dos transtornos que já foram causados pelo furacão

As autoridades já advertiram para os riscos “sem precedentes” do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de residentes ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste).

Sandy é o 13º furacão desta temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro.