Mais de 130 mil residências estavam sem energia elétrica nesta terça-feira no Canadá devido a quedas de árvores ou de cabos, provocadas pela passagem da supertempestade Sandy, que tocou a terra na segunda-feira à noite na costa leste americana.

Continua depois da publicidade

Cerca de 90 mil residências estavam às escuras na província de Ontário, informou a empresa Hydro One, enquanto em Quebec, a empresa Hydro Quebec contabilizava 43 mil interrupções no serviço, principalmente nos arredores de Montreal.

Equipes de técnicos da Hydro Quebec já iniciaram as operações de emergência para restaurar o fornecimento de energia elétrica em Vermont (norte dos Estados Unidos) a pedido das autoridades daquele Estado, que faz fronteira com o Canadá. Mesmo assim, a empresa advertiu, em um comunicado, que “os danos no sistema de distribuição são grandes e vamos levar tempo para reparar tudo”.

Veja fotos dos transtornos que já foram causados pelo furacão

Continua depois da publicidade

Ventos com rajadas de 100 km/h foram registrados na noite de segunda para terça-feira no sudeste de Ontário, província mais populosa e rica do Canadá. Uma mulher morreu na noite de segunda-feira atingida por detritos arremessados pelo vento, informou a polícia de Toronto.

De acordo com o último boletim meteorológico canadense, a previsão é que o olho de Sandy chegue na quarta-feira pela manhã à região dos Grandes Lagos, próximo a Toronto, para subir pelo vale do Rio San Lorenzo, onde deve perder força.