O empresário Sandro Mabel (União) foi eleito prefeito de Goiânia, capital de Goiás, nas Eleições 2024, neste domingo (27). Ele recebeu 55,53% dos votos válidos (353.518 votos), conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A policial militar Coronel Claudia Lira (Avante) será a vice-prefeita.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ele disputava a prefeitura com Fred Rodrigues (PL), que recebeu 44,47% dos votos válidos (283.054 votos).
Sandro Mabel tem 56 anos e é formado em Administração e Contabilidade. Pertence à família que fundou, ainda na década de 1950, a fábrica de bolachas Mabel, vendida para a PepsiCo em 2011. Exerceu cargos na gestão da empresa e também em associações empresariais de Goiás. Até o início deste ano comandava a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg).
O empresário também participou ativamente da política. Concorreu a prefeito de Goiânia em 1992 e se elegeu deputado federal por cinco mandatos seguidos, entre 1995 e 2015. Também foi assessor especial da presidência da República durante a gestão de Michel Temer, em 2016. Depois disso, esteve afastado da vida pública, mas à frente da Federação das Indústrias do Estado.
Continua depois da publicidade
Mabel foi o candidato a prefeito mais rico destas eleições entre as capitais do país. Ele declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 313 milhões. São 22 terrenos, nove apartamentos, um helicóptero e ações em diversas empresas. O agora prefeito eleito concorreu com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União), já autodeclarado pré-candidato à Presidência da República em 2026.
Já a Coronel Cláudia Lira (Avante) tem 46 anos e é bacharel em Direito. Ingressou na Polícia Militar de Goiás aos 21 anos e foi instrutora de cursos de formação e aperfeiçoamento da academia da PM. É a primeira oficial mulher da PM de Goiás e hoje é subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da PM.
Veja fotos de Sandro Mabel
Leia também
Qual é a cidade do Brasil que só elege homens para prefeito, vice e vereador há mais de 20 anos
Continua depois da publicidade
Prefeito do MST eleito em SC teve apoio até de fazendeiro e usará terno do pai na posse