Depois de ficar fora da etapa de Vila Velha, no Espírito Santo, do Circuito Banco do Brasil vôlei de praia, a campeã olímpica Sandra Pires volta à competição a partir desta sexta-feira, 17, primeiro dia de jogos do torneio principal da etapa de Camaçari, na Bahia, a 12ª do calendário da competição. Campeã na Bahia em 1995, 1998 e 1999, a carioca tem a oportunidade de se tornar a maior vencedora entre as mulheres na etapa baiana. Isto porque, a carioca Adriana Behar, que encerrou sua carreira no fim de 2007, e a cearense Shelda, com quem Sandra divide a marca de três títulos na Bahia, não participarão da competição. Desta vez, Sandra terá como parceira a gaúcha Tatiana.

Continua depois da publicidade

As atletas jogaram juntas em 2001, quando venceram os Goodwill Games e foram vice-campeãs mundiais.

– Faz muito tempo desde que jogamos juntas pela última vez e não teremos muitos treinamentos para nos readaptar. A Tatiana estava jogando a AVP (circuito norte-americano) e chegou dos Estados Unidos no domingo. Mas podem esperar muita luta desta parceria. Vamos com paciência, pensando em evoluir aos poucos e subir no ranking – acredita Sandra, que analisa as principais características da ?nova dupla?.

– Formamos uma dupla de baixa estatura e teremos o obstáculo da falta de entrosamento para superar também. Me considero baixa para jogar no bloqueio (tem 1,74m) e estou encarando esta função. O fator positivo é que a Tati, além de uma ótima jogadora, é uma guerreira – completou a experiente jogadora.

Na temporada 2008 da AVP, Tatiana obteve bons resultados. Jogando ao lado da norte-americana Carrie Dodd, ela foi vice-campeã uma vez (Belmar) e ficou na terceira colocação em três oportunidades (Louisville, Hermosa Beach e Boulder). A dupla ficou em quinto lugar no ranking da competição.

Continua depois da publicidade

No masculino, o recorde de conquistas é de Franco/Roberto Lopes (CE). Os cearenses foram campeões da etapa baiana em 1992, 1998 e 1999, sempre na capital Salvador. Nesta temporada, a marca pode ser igualada pelos campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel (BA/PR), que venceram em 2003 (Feira de Santana) e 2006 (Salvador). Em 2007, os títulos da etapa baiana ficaram com Pedro Solberg/Harley (RJ/DF) e Juliana/Larissa (CE/PA).

A etapa baiana do Circuito Banco do Brasil vôlei de praia será iniciada na quinta-feira, com a disputa do torneio qualifying, que definirá as últimas 16 vagas (oito em cada naipe) no torneio principal. Na sexta-feira, será realizada fase classificatória do torneio principal, com 24 duplas masculinas e 24 times femininos. Destes, 36 (18 em cada naipe), avançam para a fase eliminatória, que será disputada no sábado e encerrada com as semifinais. No domingo, último dia de disputas em Camaçari, serão realizadas as finais e as disputas de terceiro lugar.