Se a escolha de Jorge Mario Bergoglio para suceder o papa Bento 16 comoveu o povo argentino nesta quarta-feira, o orgulho maior ficou para o San Lorenzo, pelo qual o novo líder da Igreja Católica torce desde criança. Nesta quinta, a sede da academia do clube amanheceu honrada pelo título.

Continua depois da publicidade

Funcionário do clube há quatro anos e membro da torcida organizada há 25, Leo Alvarez, de 37, diz que a escolha no Vaticano fará bem ao San Lorenzo, e espera que a força divina traga bons frutos ao clube.

– Aqui no clube e na sede ele nunca veio, nunca o vi aqui, mas ele tinha uma relação próxima com o San Lorenzo por ser torcedor. Esperemos que Deus ajude, espero que Deus ajude neste ano. E que nos faça bem, mais até do que ter um papa torcedor do San Lorenzo – conta Alvarez, que trabalha no atendimento ao sócio na entrada da sede da academia.

A recepcionista Viviana di Capua também fala sobre a escolha do papa torcedor do clube, e o compara ao ator norte-americano Viggo Mortensen, famoso por ter atuado na saga “O Senhor dos Anéis”, que morou na Argentina durante a infância e se tornou adepto do San Lorenzo, paixão que faz questão de mostrar publicamente, até na premiação do Oscar.

– É mais um que vai mostrar o San Lorenzo pelo mundo. Para nós é como Viggo Mortensen, o ator, que sempre aparece vestindo a camisa do clube. Acho até que Bergoglio e ele se conheciam – diz.

Continua depois da publicidade

O torcedor Guillermo Crivaro também se mostra orgulhoso, diz que não é ligado à religião, mas fala sobre a exposição que o clube terá com o papa Francisco.

– Vinha praticar basquete antigamente, o pai dele era jogador. A coincidência é que o papa seja torcedor de uma equipe que tem nome de santo. Ontem fiquei muito orgulhoso, não gosto muito da igreja, nem nada parecido, mas é um dos graus mais altos do mundo. É uma grande propaganda para a instituição.