Os plantões noturnos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltam a ser feitos na base de Camboriú a partir desta quinta-feira, após o local ter sido fechado temporariamente. O motivo do fechamento foi um assalto que ocorreu na madrugada de domingo, quando bandidos entraram na sede, renderam e agrediram os socorristas e depois fugiram levando objetos pessoais e um rádio comunicador usado para atendimentos.

Continua depois da publicidade

Por falta de segurança, desde domingo a Secretaria de Saúde do município decidiu manter a base fechada para recuperar o que foi danificado. Mesmo com a mudança, o atendimento à população não foi afetado. Durante o dia os funcionários permaneciam na sede do município e à noite ficavam na base de Balneário, se deslocando até Camboriú para atender as ocorrências.

O assalto

O assalto à base do Samu, localizada na rua Massaranduba, no bairro Tabuleiro em Camboriú, teria ocorrido por volta das 2h de domingo. Dois funcionários estavam de plantão na sede quando alguém teria batido na porta pedindo socorro. Segundo o socorrista Jeferson Rodrigues, é comum pessoas irem até o Samu para pedir ajuda, por isso um funcionário abriu a porta, mas logo foi rendido pelos bandidos.

Continua depois da publicidade

Conforme relatos dos dois plantonistas, três assaltantes encapuzados entraram na base e foram bastante agressivos. Rodrigues explica que eles teriam sido agredidos com coronhadas e um deles chegou a ter os dentes quebrados.

– Eles levaram vários pertences pessoais, como notebook, carteiras com documentos, câmera fotográfica particular, chaves de veículos e o rádio comunicador. Um dos funcionários foi afastado devido ao trauma psicológico – conta Rodrigues.