O técnico da Argentina, Jorge Sampaoli, comandou normalmente o treino da equipe neste domingo em Bronnitsy, perto de Moscou, após receber no sábado o aval do presidente da Federação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, para se manter no cargo.
Continua depois da publicidade
Tapia e Sampaoli se reuniram na véspera e o dirigente tranquilizou o técnico em relação à permanência no cargo, segundo confirmação de uma fonte na seleção argentina.
A relação entre Sampaoli e os jogadores ficou estremecida após a derrota para a Croácia (3-0) na quinta-feira, o que provocou diversos rumores na imprensa argentina sobre uma rebelião dos atletas, que queriam uma mudança no comando técnico já para a partida de terça-feira contra a Nigéria.
A tensão entre os jogadores e a comissão técnica ficou palpável após a derrota para os croatas.
Continua depois da publicidade
“Ele que diga o que quiser”, disse um irritado Sergio Aguero na zona mista após o jogo, questionado sobre uma frase de Sampaoli em que dizia que o “projeto fracassou”.
Neste domingo, Sampaoli chegou ao campo de treino meia-hora antes do início da atividade e, com um semblante sério, supervisionou os jogadores normalmente.
– Armani no gol e linha de quatro –
A primeira decisão de Sampaoli para o duelo contra a Nigéria será mudar o goleiro titular. Após o grave erro cometido por Willy Caballero no primeiro gol croata, Franco Armani deverá assumir a titularidade da equipe.
Continua depois da publicidade
O goleiro do River Plate já era o favorito para tomar o lugar de Sergio Romero, que se lesionou pouco antes da Copa, mas Sampaoli preferiu optar pela experiência de Caballero, de 36 anos e reserva no Chelsea.
Na defesa, a Argentina voltará a ter uma linha de quatro à frente do goleiro, depois de fracassar no esquema com três zagueiros. Nicolas Otamendi, Gabriel Mercado e Nicolas Tagliafico têm os lugares garantido. Assim, Cristian Ansaldi, Eduardo Salvio e Marcos Rojo disputam a última vaga.
Lionel Messi, no dia que comemorou seu 31º aniversário, foi um dos últimos jogadores a chegar para o treino, ao lado de De Maria, que, espera-se, recupere a titularidade, após sequer entrar em campo contra a Croácia.
Continua depois da publicidade
Ao entrar em campo, Sampaoli parabenizou Messi pelo aniversário, uma imagem que fez a festa dos fotógrafos presentes.
A Croácia lidera o Grupo D da Copa do Mundo da Rússia com seis pontos, seguida da Nigéria (3). Islândia e Argentina completam a chave com apenas um ponto.
Na última rodada, os argentinos não têm outra escolha a não ser ganhar da Nigéria para buscar a segunda vaga nas oitavas de final. Se vencerem, também terão que torcer para que croatas empatem ou derrotem os islandeses para avançar.
Continua depois da publicidade
Em caso de vitória da Islândia, a segunda vaga será decidida no saldo de gol, que no momento é favorável aos nórdicos (-2 contra -3).
* AFP