Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), acredita que a cidade do Rio de Janeiro será uma das candidatas para sediar a Olimpíada de 2016 e que pode ter como rival Madri, que deve anunciar sua candidatura ainda neste semestre.

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado sobre a concessão dos Jogos a regiões do mundo que ainda não sediaram Jogos Olímpicos Olimpíada, Samaranch disse que acredita que a cidade do Rio de Janeiro será candidata a 2016.

Na opinião de Samaranch, Brasil e Argentina são os países com mais opções na América do Sul por serem os mais desenvolvidos.

Os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 serão um bom teste e podem ser um ponto muito favorável se eles forem bem organizados, segundo o dirigente.

Por outro lado, Samaranch vê mais distante a realização dos Jogos na África.

Continua depois da publicidade

– Pedir Olimpíadas na África é muito fácil, mas encontrar um país com o nível adequado é mais difícil – ressaltou.

Samaranch fez estas declarações durante o segundo dia de debates no Congresso Internacional organizado em Madri pelo Comitê Olímpico Espanhol, onde revelou que a cidade espanhola por anunciar sua candidatura ainda neste semestre.

– A decisão depende da Prefeitura, que está analisando e que pode anunciar a candidatura ainda neste semestre – disse.

– O que está claro é que a escolha da sede de 2016 será mais fácil que a de 2012. A qualidade de cidades como Paris, Londres, Nova York e Moscou não voltará a se repetir – comentou.

Continua depois da publicidade

Samaranch também se referiu à exclusão do beisebol do programa esportivo dos Jogos e disse que a Federação Internacional terá que trabalhar a fundo para conseguir a readmissão do esporte.