Outra medida que desconta R$ 41 milhões do pedido de R$ 233,4 milhões de reequilíbrio financeiro é a decisão do Samae de reassumir a gerência comercial do serviço de esgoto. A ação, que já está em prática, garante que a autarquia tenha controle da arrecadação e tenha informações sobre a cartela de clientes.
Continua depois da publicidade
– Não é só uma questão de diminuir o valor, é uma questão estratégica para o Samae. Uma empresa precisa ter o controle da sua clientela , e isto precisa funcionar dentro do Samae também – ressalta José Carlos Oeschler, assessor jurídico do Samae.
:: Acordo prevê reajuste de 17% no esgoto de Blumenau
Agência reguladora tem 30 dias para votar proposta
A reunião da Agir marcada para 14h de hoje deve confrontar o plano apresentado pela prefeitura e pela LDMD com a análise de uma segunda auditoria, contratada pela própria agência. Segundo o diretor geral Heinrich Luiz Pasold, o documento que chegou ontem às suas mãos revalida boa parte dos aspectos levantados na proposta e faz novas recomendações em outros pontos.
Continua depois da publicidade
(Clique AQUI para abrir o PDF em outra janela)
– O processo resultou em um aperfeiçoamento contratual. Foi feito um trabalho impressionante para manter o contrato e para impedir que o usuário fique sozinho com a conta – reconhece.
A partir da apresentação de hoje, um dos membros da Agir será escolhido para fazer um relatório sobre a proposta. O parecer, que deve ser entregue em até 30 dias, será avaliado em nova reunião, que decidirá pela aplicação ou não das medidas – entre elas, a do reajuste de 17,27% na tarifa.