Um vazamento não identificado está causando desabastecimento de água na região dos bairros Água Verde e Velha. Segundo relato dos moradores, o desabastecimento em algumas casas estaria acontecendo desde domingo. O problema foi descoberto ainda no domingo. Equipes do Samae de Blumenau trabalham para localizar o local da ruptura. Estima-se que o vazamento esteja ocorrendo entre a Rua General Osório, na altura do trevo com a Rua Guilherme Poerner, e a Rua Água Branca, no bairro Água Verde. Ainda não há uma previsão de quando o problema seja localizado e reparado.

Continua depois da publicidade

O gerente de manutenção do Samae, Guto Rienert, diz que há dificuldade em identificar o local do vazamento. A autarquia usa o método da geofonia, que consiste em um técnico ouvir o solo, com um aparelho semelhante a um estetoscópio. Só é possível utilizá-lo em locais em que não haja ruídos como o barulho de veículos ou o da chuva. Por isso, as equipes atuam na madrugada, quando o movimento nas ruas é menor.

Enquanto o vazamento não é encontrado, as torneiras dos moradores continuam secas ainda nesta quarta-feira. Algum estão recorrendo para a captação da água da chuva.

– Está complicada a nossa situação aqui. Estamos até pegando água da chuva para poder tomar banho, lavar roupa, louça e usar nos banheiros. É o jeito que estamos encontrando para se virar – relata José Vieira, presidente da Associação de Moradores do Morro da Figueira, que fica no bairro Velha.

A orientação do Samae é de que os moradores registrem a falta de água através do telefone 115. Assim, a autarquia consegue mapear os locais de desabastecimento e suprir a demanda com caminhões-pipa. A direção do Samae pede ainda que os moradores economizem o máximo possível, já que não há previsão de quando o problema será reparado.

Continua depois da publicidade

A região também teve o abastecimento comprometido ao longo da terça-feira por conta de obras. O serviço de substituição da tubulação na Rua General Osório demorou mais do que o previsto . Este problema, segundo o Samae, já foi reparado e algumas casas já estão sendo abastecidas ao longo desta quarta-feira.