O Samae reduziu em 20% a capacidade de tratamento de água na estação da Rua Bahia, que abastece 75% da população de Blumenau. A turbidez da água causa a redução da capacidade. Por isso, a orientação é de que as pessoas economizem água, principalmente moradores da região norte da cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor de Operações, Mauricio Carvalho Laus, a água captada na Estação de Tratamento II (ETA II), na Rua Bahia, está dez vezes mais turva que o normal. Esta estação é responsável pelo abastecimento de 75% da cidade.
_ Para manter a qualidade da água que entregamos a população, reduzimos a velocidade dos decantadores e dos filtros. Com isso, reduzimos em 20% a quantidade de água entregue.
A previsão é que o tratamento seja normalizado até quarta-feira, conforme o nível do Itajaí-Açu voltar ao normal. O abastecimento também é prejudicado pela paralisação de uma das bombas de captação, paralisada para evitar danos.
Já a coleta de lixo, segue com os horários normais para resíduos domiciliares em áreas que não estão mais alagadas. A coleta de lixo reciclável fica suspensa até a terça feira.
Continua depois da publicidade