A falta de água recorrente em Blumenau entrou na mira do Procon de Santa Catarina. Nesta terça-feira (19), o órgão estadual notificou o Samae a restabelecer o abastecimento à comunidade em 48 horas sob o risco de ser multado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

De acordo com o diretor do Procon de SC, Roberto Salum, que esteve pessoalmente em Blumenau para fazer a notificação, o Samae também deve imediatamente fornecer água às famílias desabastecidas através de caminhões-pipa. Se o problema persistir, a multa diária pode ser de R$ 50 mil por dia. Ainda segundo Salum, o Samae tem 10 dias para apresentar o valor do faturamento bruto da autarquia nos últimos 12 meses, o que pode justificar um eventual aumento na multa.

O diretor do Procon de Santa Catarina foi recebido pelo diretor jurídico do Samae. Após o encontro, ele frisou que não há motivos que justifiquem o desabastecimento e que medidas devem ser tomadas pelo Samae se a autarquia não quiser ser multada.

— Eu disse a eles que não justifica uma empresa de 50 anos deixar um bairro quase inteiro sem água de noite ou de dia aos fins de semana, como dizem as reclamação que recebi bastante — ressaltou.

Continua depois da publicidade

Por que moradores não terão desconto na fatura mesmo com falta de água geral em Blumenau

O Samae disse por meio de nota que irá prestar todos os esclarecimento solicitados dentro dos prazos estabelecidos (leia a nota na íntegra abaixo). Eventuais reclamações dos moradores sobre falta de água devem ser feitas pelo telefone 151, mas Salum esclarece que o próprio órgão está monitorando a situação.

Veja fotos da visita do Procon a Blumenau

O que diz o Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informa que foi notificado pelo Procon do Estado de Santa Catarina (Procon-SC) na tarde desta terça-feira, dia 19, por conta dos casos de intermitência no abastecimento de água registrados na cidade recentemente. O Samae prestará todos os esclarecimentos apontados pelo órgão de defesa do consumidor, atendendo aos prazos estabelecidos na notificação.

A autarquia ratifica o compromisso em atender a comunidade blumenauense com o melhor serviço possível. Para isso, tem atuado com operações especiais que envolvem o uso de caminhões-pipa e equipes extras de trabalho aos finais de semana, quando o consumo de água é maior e exige mais do sistema de tratamento e distribuição de água na cidade.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Samae tem planos de melhorias e expansão da rede de água em curto, médio e longo prazo, sobretudo para a região Norte de Blumenau, que tem sofrido maiores impactos. Essas ações estão andamento, seguem os trâmites exigidos pela gestão pública e, em breve, serão devidamente divulgadas pela autarquia.

Leia mais

Conta de água vai ficar mais cara em Blumenau a partir de abril