Depois de diversas críticas, números baixos de audiência, discussões calorosas no Twitter entre autora e telespectadores saudosos de Avenida Brasil, Salve Jorge ganhou fôlego na reta final. Animada com o recorde de audiência batido na última segunda-feira, com as cenas em que Morena (Nanda Costa) deu uma surra em Lívia (Claudia Raia) e abriu o jogo com Théo (Rodrigo Lombardi) sobre a prostituição na Turquia, Glória Perez comemorou a repercussão da novela.
Continua depois da publicidade
A cinco dias do fim da trama, a autora não foge das polêmicas nem se furta de apontar seus erros e destaca Nanda Costa como um grande acerto. Glória comenta a repercussão do tema central da trama, o tráfico humano, e fala abertamente sobre as críticas que tomaram conta das redes sociais nos últimos meses.
– Uma novela é sucesso quando desperta sentimentos fortes: amor, ódio, vale tudo aí. Só não vale a indiferença – afirma ela.
E aí a autora tem razão: Salve Jorge realmente não passou indiferente. Para quem não teve o hábito de acompanhar toda noite os capítulos da trama, a internet fez o papel de recapitular diariamente os “melhores momentos” de Salve Jorge – ou seriam piores? – sempre de maneira engraçada e repleto de piadas internas. Tanto telespectadores fiéis quanto blogueiros de humor adotaram a tendência da “segunda tela” (assistir TV tendo dispositivos móveis por companhia para debater e ampliar opiniões) para detalhar cada ação da novela de Glória Perez em tempo real.
Confira quais foram os fatos mais criticados da trama e saiba como a história termina:
Continua depois da publicidade
> Como é que todos falam português na Turquia?
> Se a protagonista é prostituta, por que jamais apareceu fazendo programas?
> Como é que as cavernas da Capadócia têm sinal wireless e 3G tão bons?
> Por que os cabelos da protagonista aparecem ora cacheados, ora lisos, na mesma cena?
> Como é que a grande vilã da história anda sempre com seringas e substâncias letais na bolsa?
> Que jatinhos são estes que fazem a conexão Brasil-Turquia tão rapidamente?
> Como foi possível a protagonista parir sua filha sozinha na caverna sem sequer despir os shorts?
> Há realmente igrejas abertas no meio da noite no Brasil, nas quais amantes se encontram para namorar?
Tentativa (frustrada) de redenção
Durante toda a novela, Morena (Nanda Costa) e Rosângela (Paloma Bernardi) se bicaram. Morena fez de tudo para escapar do tráfico, e Rosângela entrou para o crime. Mas, no último capítulo de Salve Jorge, as inimigas se entendem. Primeiro, Morena joga na cara de Rosângela tudo o que ela fez. A ruiva se defende:
– Só quis sobreviver, só quis sair daquele depósito.
Morena diz que não se sai de um sufoco às custas de ferrar com a vida alheia. É aí que Rosângela se desarma e implora:
Continua depois da publicidade
– Então não ferra com a minha. Te salvei uma vez.
Morena se emociona e resolve deixar a modelo ir embora.
Punições e recompensas
Hora de pagar os pecados
>Lívia vai terminar Salve Jorge fazendo o que começou no seu passado: dançando numa boate de quinta categoria em um país do Leste Europeu. A criminosa consegue fugir da Turquia antes da invasão da boate sob o comando de Helô (Giovanna Antonelli), e a delegada pressiona Irina (Vera Fischer) a falar. Junto a Riva (Rita Elmor), Helô vai até a boate onde Lívia vivia antes de se tornar a poderosa chefona do tráfico. Elas acham a bandida fantasiada imitando Dita Von Teese e a levam para uma prisão no Brasil.
>Morena se comove após conversar com Rosângela (Paloma Bernardi) e deixa a ruiva escapar. Não irá adiantar de nada, pois a aprendiz de vilã será capturada no aeroporto do Rio de Janeiro.
>Jô (Thammy Miranda) cuidará da prisão de Russo (Adriano Garib). Ela seduzirá o capanga e o levará a um quarto. Enquanto isso, a boate será invadida. Irina (Vera Fischer) logo será presa.
>Wanda (Totia Meirelles), que estará num quarto, ouvirá um tiro e entrará em pânico. A vilã escapa da boate por uma tampa de bueiro no chão. Quando Wanda sair, Morena apontará a arma para ela. Policiais chegam e prendem a criminosa.
Continua depois da publicidade
Felizes para sempre
>Helô (Giovanna Antonelli), finalmente, vai se acertar com Stênio (Alexandre Nero), e os dois vão até se casar de novo. Uma das maiores incentivadoras do casal, a doméstica Creusa (Lucy Pereira) é escolhida madrinha dos noivos.
>Colega da delegada, Almir (Murilo Grossi) assume a paixão por Waleska (Laryssa Dias) e liga para ela na Turquia. A moça diz que está bem fazendo seus programas por conta própria, mas o policial diz que manda uma passagem para ela largar tudo e viver com ele no Brasil.
>Érica (Flavia Alessandra) perdeu o bebê que esperava de Théo após ser atropelada por Haroldo (Otaviano Costa), mas os personagens terminam juntos e felizes depois de alguns encontros.
>Mustafá (Antonio Calloni) e Berna (Zezé Polessa) também se acertam. Os dois discutem a relação, e a turca pede mais uma chance. Quem comemora a felicidade dos pais adotivos é Aisha (Dani Moreno), que volta a morar com eles na Turquia.
Continua depois da publicidade
>Na Capadócia, a paz chega à casa de Zyah (Domingos Montagner) e Ayla (Tânia Khalill). Com Bianca (Cleo Pires) fora da jogada (ela desiste do guia e volta o Brasil), o casal comemora a gravidez de Ayla.