Não é carnaval, mas o Salto do Norte está em festa neste domingo (16). A equipe de futebol amador que representa o bairro conquistou o Campeonato Municipal de Blumenau após uma decisão emocionante com vitória de 2 a 0 sobre a equipe do Canto do Rio. O título veio fora de casa em partida acompanhada por cerca de 1,7 mil pessoas no Estádio Edmundo Hort, na Rua Santa Maria, bairro Progresso.

Continua depois da publicidade

Após perder por 1 a 0 em casa na semana passada, o Salto do Norte precisava da vitória para sair com a taça. Apesar disso, foi o Canto do Rio quem dominou o primeiro tempo e colocou duas bolas na trave. O gol estava próximo da equipe que estava invicta na competição e com 100% de aproveitamento jogando no bairro Progresso, mas o placar ficou zerado durante os 45 minutos iniciais de jogo.

O Salto do Norte voltou com alterações e com mais ação, apostando nas bolas paradas para tentar um gol. O Canto do Rio ainda chutaria mais uma bola na trave antes do Salto do Norte abrir o placar na metade da segunda etapa. Após cruzamento, a bola atravessou a pequena área e parou nos pés de Vagner Silva, que tocou sobre o goleiro para fazer 1 a 0 e aumentar a esperança do torcedor.

Quando a decisão pelo título se encaminhava para a disputa de pênaltis, uma falta próxima à área nos acréscimos era a chance tão esperada pelo Salto do Norte para levar a taça. E dos pés de Rodrigão saiu o chute rasteiro que parou no fundo das redes e garantiu o título para a equipe da região Norte.

Jogadores do Salto do Norte posando para a foto de campeões após a vitória.
Jogadores do Salto do Norte posando para a foto de campeões após a vitória. (Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina)

Treinador exalta o elenco na conquista do título

Responsável pela estratégia que levou o Salto do Norte ao título, o treinador Ivan Florentino reconhece que a equipe não jogou bem na partida de ida e precisava mudar a postura para sair com o título. Ele destaca que a dedicação dos jogadores foi decisiva para que o Salto do Norte saísse com a taça.

Continua depois da publicidade

— As dificuldades nós sabíamos que iríamos ter contra a torcida e o time adversário, que é técnico e qualificado. Só que sabíamos que não jogamos nada na semana passada e que se botássemos o nosso futebol em prática, equiparando a vontade à qualidade deles, iríamos sobressair. O velho ditado prevaleceu hoje: quem não faz, toma — ressalta.

Campeão, Vagner ressalta que o Salto do Norte cumpriu a tática proposta pelo treinador para superar a equipe do Canto do Rio pela primeira vez no campeonato de 2019.

— A gente veio com a aposta da bola parada porque sabia que era difícil jogar aqui. Mas isso é futebol, eles perderam na hora errada, agora vamos comemorar o título com a torcida — afirma.

Do outro lado, o clima era de surpresa e decepção por perder o título após 23 partidas invictas na liga. Jogador do Canto do Rio, Luan pediu desculpas à torcida que lotou o estádio e esperava pela conquista.

Continua depois da publicidade

— Acho que a gente teve um pouco de azar, faltou a bola entrar hoje. Agora é levantar a cabeça, não adianta chorar pelo leite derramado — lamenta.