Uma queda de 100 metros de altura que pode chegar a 120 km/h, esse é o Salto de Pêndulo, realizado em Urubici, na Serra Catarinense. Além da adrenalina, a aventura é feita ao lado da Cascata do Avencal, cartão-postal catarinense. A atração é marca registrada da Natural Extremo, empresa com sede em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a empresa, até 2024 foram realizados mais de 17 mil saltos. Atualmente a atividade atrai turistas de todo o país, no entanto, a história surgiu em 2018. Rafael Bridi, atleta de slackline, e seu amigo Ângelo Maragno, se juntaram com o intuito de criar um novo atrativo no estado.
Veja fotos do Salto de Pêndulo em Urubici
Continua depois da publicidade
— O Salto de Pêndulo surgiu dessa paixão por desafios e da vontade de propiciar essa sensação a pessoas que compartilham do amor pela natureza, podendo vivenciar um pouco do que um atleta de aventura sente ao cruzar os cânions — destaca Rafael Bridi.
Rafael Bridi é recordista mundial de highline, que é o slackline praticado em alturas extremas. Ele já fez travessias em diversos locais da Capital do Estado, como a Ponte Hercílio Luz e a Praça XV de Novembro. Atualmente a Natural Extremo atende clientes de mais de 65 países.
Urubici: a capital do Salto de Pêndulo
No início, a atividade era realizada no Cânion Espraiado, na Serra. No entanto, após pausas durante a pandemia de covid-19, a empresa mudou a unidade operacional para o Parque Mundo Novo, a cerca de oito quilômetros do centro de Urubici, onde está desde 2021.
A cidade fica localizada na serra catarinense, a aproximadamente 180 quilômetros de distância de Florianópolis. O Salto de Pêndulo, uma das principais atrações de turismo radical no município, é para todas as idades. De acordo com a empresa responsável, já foram registrados participantes de 9 até 83 anos.
Continua depois da publicidade
A queda livre de mais de 100 metros de altura é realizada das quintas-feiras aos domingos, além de feriados. Na serra ainda são realizadas atividades como a Tirolesa de Bike e a Tirolesa sobre o canyon.
Leia mais
Balanço gigante se torna a nova atração turística da Serra catarinense; veja como visitar e valores
Cabana inspirada em elfos é atração em uma das cidades mais frias de SC: “Design único no Brasil”