Salmir da Silva (MDB) é o novo prefeito de Biguaçu após a apuração das eleições 2020. Salmir superou outros cinco candidatos que disputaram o cargo e assume o município da Grande Florianópolis em 1º de janeiro de 2021 até o fim de 2024. Ele tem como vice Alexandre Souza (Podemos).
Continua depois da publicidade
Salmir teve 42,86% votos válidos, recebendo 14.063 votos. Ele foi seguido pelo candidato Vilson Norberto Alves (PP), atual vice-prefeito, que teve 26,20% dos votos. Por ter menos de 200 mil eleitores, Biguaçu não tem segundo turno.
> Acompanhe a apuração em tempo real das eleições 2020
Salmir é empresário e foi eleito vereador de Biguaçu em 2016 com 679 votos. Ele presidiu a Câmara de Vereadores por dois anos e concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito.
Salmir assume a prefeitura de Biguaçu no lugar de Ramon Wollinger (PSD), que comandou a cidade nos últimos seis anos. Ele assumiu o cargo em dezembro de 2014, depois do então prefeito José Castelo Deschamps renunciar ao cargo. Wollinger se reelegeu no pleito de 2016.
Continua depois da publicidade
Salmir é considerado o candidato de oposição. O segundo colocado, Vilson Norberto Alves (PP), é o atual vice-prefeito e tinha o apoio do atual chefe do Executivo de Biguaçu nesta eleição.
Antes mesmo da totalização dos votos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato já divulgou nas redes sociais um vídeo agradecendo aos eleitores e apoiadores.
Devido ao atraso do TSE, o TRE-SC divulgou os dados de todo o Estado. Esses dados são oficialmente enviados pelo TRE ao TSE e oficialmente confirmados e divulgados pelo TSE.
Resultado em Biguaçu
Salmir da Silva (MDB) – 42,86%
Vilson Norberto Alves (PP) – 26,20%
André Clementino (PSL) – 17,92%
Coronel Peres (Patriota) – 5,95%
Marconi Kirch (DEM) – 4,09%
João José dos Santos (PT) – 2,97%
> Eleições 2020: Gean Loureiro (DEM) é reeleito prefeito de Florianópolis