Os salários dos cerca de 150 mil servidores do Estado podem ser consultados na internet. Desde ontem, os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo.

Continua depois da publicidade

Com a iniciativa, o governo se torna o segundo órgão público de SC a informar o vencimento de funcionários – a Assembleia Legislativa divulga desde 15 de junho. Para pesquisar é necessário acessar o Portal da Transparência, clicar em “Gasto Público” e, depois, em “Consultas On-Line”. O salário é o primeiro item, identificado como “Remuneração e Dados Funcionais dos Servidores”. É necessário selecionar o órgão (secretaria, empresa, autarquias e fundações) e informar o vínculo, ou seja, se o servidor é efetivo, comissionado ou temporário. Entre os efetivos, é possível escolher ativo ou aposentado.

O passo seguinte é clicar em “Efetuar consultas”. O sistema listará os nomes em ordem alfabética e os cargos, e há opção de digitar o nome. Serão informados os dados funcionais como carreira, nível, lotação e a remuneração. No salário, aparece o valor básico (acrescido de benefícios como auxílio-alimentação, transporte e creche) e os descontos obrigatórios, como imposto de renda e previdência. Já os descontos opcionais, como plano de saúde e empréstimos consignados, não são visualizados.

Desde maio, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu publicar o nome e o salário dos servidores, o governador Raimundo Colombo (PSD) determinou que o governo também fizesse a divulgação, prevista na Lei de Acesso à Informação. Alguns servidores reclamam de invasão de privacidade. Responsável pela divulgação, o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, diz que houve debate e a medida foi considerada legal. Ele afima que o desejo era disponibilizar a informação que há muito tempo é esperada.

Continua depois da publicidade