A partir do mês que vem, a Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau incluirá os valores que os atletas da cidade receberão do Programa Bolsa Desportista (antigo Bolsa Atleta) no Portal da Transparência. Antes, apenas a relação dos contemplados era publicada no site oficial do município, sem a quantia mensal destinada a cada um.
Continua depois da publicidade
A medida, embora seja uma ação para dar mais nitidez ao orçamento da fundação, é vista internamente tendo um lado bom e outro ruim: a questão positiva fica por conta do esclarecimento à população dos repasses, tal como aparece para cada um dos servidores públicos na cidade. A parte negativa envolve concorrência.
Técnicos de modalidades temem que com a exibição dos salários, muitos atletas poderão sofrer assédio de outros clubes. Exemplo: um jogador de futsal ganha R$ 500 por mês e se destaca em uma competição. Outro time, sabendo do valor pago, oferece o dobro para tirá-lo de Blumenau. Mas isso é algo do jogo. Pelo menos a partir de agora as próprias associações que gerem as modalidades terão um controle mais fidedigno de suas despesas.