Os luxuosos carrões e avançados esportivos dividem os espaços dos principais expositores do Salão de Frankfurt com veículos compactos. O destaque do evento evento alemão, que abriu hoje para a imprensa e será liberado para o público a partir de sexta-feira, fica com os carros de todos os tipos e tamanhos, dos hatchs aos utilitários esportivos equipados com motores mais limpos e econômicos, principalmente os elétricos e híbridos.

Continua depois da publicidade

O luxo e o glamour deram espaço a racionalidade na maioria dos estandes e nem todas as grandes marcas estão presentes. Cerca de 700 expositores, dos quais 60 montadoras, dividem os 225 mil metros quadrados dos diversos pavilhões do centro de feiras. Veículos politicamente corretos que atenderem os conceitos impostas pelos novos tempos.Como resultado da crise nem todas os grandes fabricantes mundiais estão presentes como a Honda, Nissan e Mitsubishi.

Os superesportivos e os carros-conceito brilham como em todos eventos, seja Detroit, Nova York, Paris, Tóquio ou São Paulo.Mas principalmente aqui, a maior plataforma de lançamentos do mundo. Ferrari repete outros salões e a F 458, que substituirá a F 450, é uma estrela à parte.

Os alemães esbanjam novidades. No estande da Audi é difícil decidir o que olhar primeiro. Tem o pequeno A1, um protótipo elétrico, o A5 Sportback, A7, dois R8 e um Spyder. A BMW trouxe o esportivo crossover compacto X1, versões híbridas do X6 e da Série 7 e o protótipo do M1. E ainda os Mini Countryman e Roadster, da marca britânica.

A nova geração da Classe E Station e o superesportivo SLS AMG abrem o estande da Mercedes-Benz. A Porsche apresenta os 911 Turbo e GT3 RS. da Volkswagen. A Opel traz o Astra e o Meriva e a Ford o C-Max. Das italiana, a Alfa Romeo está com o novo 147 e a Fiat com Grande Punto.Evo. Tem ainda entre as grandes, as japonesas Toyota, Nissan e Mazda e Suzuki e as francesas, Citroen Peugeort e Reanult e ainda as sulcorenas Kia e Hyundai.

Continua depois da publicidade