O maior e mais tradicional evento automotivo do mundo vai começar. O IAA – mais conhecido como Salão de Frankfurt – chega aos 115 anos, sempre renovado.

Continua depois da publicidade

A primeira mostra foi em 1897, em Berlim. A 65ª edição, que se inicia para o público na próxima quinta-feira, reunirá mais de 300 expositores entre os principais fabricantes de veículos do planeta, ocupando mais de 200 mil metros quadrados, em 11 pavilhões.

A mobilidade urbana e os carros ecológicos terão espaço especial. Muitos dos modelos movidos por motores elétricos, híbridos ou alimentados por fontes de energia alternativas estarão ao lado de luxuosos carrões, sofisticados esportivos ou máquinas de sonho, como a nova Ferrari 458 Speciale, o modelo de ruas mais potente já fabricado pela Casa de Maranello.

Como sempre, as montadoras guardam surpresas. Nos últimos dias, vazou pela imprensa alemã que a Continental, a Google e a IBM assinaram acordo para o desenvolvimento de sistemas para veículos automatizados que dispensariam o condutor e para dispositivos de transferência de dados entre os carros.

A Google tem trabalhado com a tecnologia de automação de carros desde 2010, e vem testando uma frota de automóveis autônomos em estradas da Califórnia.

Continua depois da publicidade

Apesar das dificuldades da economia nos países europeus, os organizadores do evento esperam novo recorde de público. Em 2011, passaram pelo centro de feiras de Frankfurt 930 mil visitantes de 105 países, além de 12 mil jornalistas.

O otimismo decorre da recuperação da economia da Alemanha nos últimos meses, principalmente no setor automotivo.

Gilberto Leal viajou a convite da Anfavea