A Sala de Vacinas Central de Joinville (rua Abdon Batista, 172 – Centro) vai funcionar em horário estendido nesta quinta-feira (18). O horário de atendimento será ampliado até às 21h. No local, serão aplicadas vacinas contra a dengue, gripe e também todas as que fazem parte da Carteira Nacional de Vacinação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Nicoli dos Anjos, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, explica que a ampliação no atendimento é mais uma estratégia para chamar o público, já que a procura pelos imunizantes continua baixa.
– A principal estratégia é a vacina contra a influenza, mas também temos a vacina contra a gripe e as demais vacinas do calendário básico adulto e infantil. Então, caso alguém tenha alguma vacina em atraso, pode trazer a carteirinha que a gente faz a atualização. Essa é a segunda quinta-feira que a gente está ampliando o horário para que o público tenha mais uma oportunidade de vacina. Caso continue com um bom movimento nesse horário, estamos com planos de ampliar também em outros dias – afirma Nicoli.
Continua depois da publicidade
No local, é preciso apresentar documento oficial com foto e Carteira de Vacinação. Para menores de idade, é necessário mostrar o documento do responsável. Para vacinas contra a gripe, deve-se apresentar também um documento que comprove que faz parte do grupo prioritário. Esses serviços não necessitam de agendamento.
Eliane Kuehlkamp Paula, diarista, compareceu já na tarde desta quarta-feira (17) à central de vacinas na busca pela imunização.
– As pessoas estão deixando de fazer a sua parte e as doenças estão voltando mais fortes. Eu acredito estar fazendo um bem para mim, mas vai da consciência de cada um – comenta.
Nesta quinta-feira (18), o estabelecimento irá funcionar das 7h até as 21h, sem fechar para almoço.
Veja quem pode se vacinar
Para a vacina da dengue, o público alvo são pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses, nem apresentem sintomas da doença, febre ou sinais gripais.
Continua depois da publicidade
Já para quem procura a vacina da gripe, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto). Entre os grupos prioritários também estão trabalhadores da área da saúde, professores, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e integrantes das Forças Armadas.
O mesmo se aplica a pessoas com deficiências permanentes, com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas também estão na lista de prioridades.
Leia também:
Michel Teló faz show gratuito em praia de SC
Stammtisch termina com briga em Joinville: “Motivo fútil”, diz organização
VÍDEO: Mulher atropela filho, invade ótica e deixa pessoas feridas em Joinville