Os sais de reidratação oral para o tratamento de dengue estão em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville. Com a falta dos sachês, a recomendação da assistência de saúde municipal é o preparo do soro caseiro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O tema foi discutido na reunião da Comissão de Saúde, realizada na quarta-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Joinville. O vereador Cassiano Ucker (PL), que também é médico, chegou a formalizar um pedido de informação à prefeitura de Joinville para esclarecimentos.

– Temos observado esta falta desde o dia 18 de março por meio do portal da transparência. Os sais são importantes para o manejo da dengue, porque o tratamento dessa doença é feito por meio da hidratação. Assim, a falta dessa medicação pode interferir na recuperação dos pacientes. Por isso, estamos cobrando da prefeitura que faça a recomposição dos estoques – afirma o vereador.

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde informa que realizou a compra de 300 mil sachês de sais de reidratação oral, porém a empresa que recebeu a licitação não fez a entrega no prazo previsto, alegando falta de matéria-prima.

Continua depois da publicidade

Segundo orientações da Secretaria da Saúde, o preparo do soro caseiro pode ser feito com sal de cozinha (uma colher de café), açúcar (duas colheres de sopa) e um litro de água potável.

**Com informações do repórter João Gabriel

Leia também

Chefe de facção criminosa do Pará conhecida como “Burguesa” é presa em SC

Leilões da PRF têm carros e motos por menos de R$ 1 mil em SC; veja como participar

SC terá primeira fábrica de componentes de iluminação automotiva, gerando até 200 empregos