Darci de Matos (PSD) chegou ao fim de sua terceira eleição para prefeito de Joinville com mais uma derrota, ainda que nunca tenha chegado tão perto de ser eleito. Em 2020, no segundo turno, recebeu 44,57% dos votos, depois de ter liderado no primeiro turno, com 25,30%. Adriano Silva (NOVO) recebeu 55,43% dos votos e foi eleito prefeito de Joinville.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

> Adriano Silva vence Darci de Matos e é eleito prefeito de Joinville

— Agradeço, de forma especial, os mais de 100 mil eleitores, principalmente nos bairros, que acreditaram na nossa campanha, no nosso projeto de reconstruir Joinville. Eu saio dessa eleição de cabeça erguida — afirmou Darci em pronunciamento após o resultado.

“Vamos governar para todos”, diz Adriano Silva

Continua depois da publicidade

Darci acompanhou a apuração no escritório do comitê de campanha, com seu candidato a vice, Rodrigo Fachini (PSDB), o deputador federal Rodrigo Coelho (PSD) e outros correligionários. Ele ainda salientou que “venceu a democracia” e desejou sucesso ao prefeito eleito.

— A gente só lamenta que em torno de 100 mil pessoas não votaram, e isso é muito ruim para a cidade — destacou ele, salientando o recorde de abstenção em Joinville em 2020.

> Conheça o perfil dos 19 vereadores eleitos em Joinville

Relembre as outras eleições de Darci de Matos a prefeito de Joinville:

2008

Primeiro turno

Carlito Merss (PT) 37,1%

Darci de Matos (DEM) 23,9%

Kennedy Nunes (PP) 18,5%​

No segundo turno

Carlito 62,1%

Darci 37,9%

2016

Primeiro turno

Udo Döhler (PMDB) 45%

Darci de Matos (PSD) 27,5%

Marco Tebaldi (PSDB) 13,7%

No segundo turno

Udo 55,6%

Darci 44,4%​