Nesta quinta-feira (17) é comemorado na Irlanda o Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, em português. A celebração se espalhou e teve a adesão de diversos países do mundo, inclusive no Brasil. A data celebra o santo, que é padroeiro do país europeu.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Segundo a lenda irlandesa, Patrício nasceu na Grã-Bretanha romana, no final do século quatro e aos 16 anos foi sequestrado e levado para a Irlanda para ser escravo. O jovem escapou após seis anos, mas retornou ao país por volta do ano 432 d.C., para converter os irlandeses ao cristianismo. 

A celebração do santo considerado padroeiro do país, ocorre no dia 17 de março, data da morte de Patrício. O santo teria sido responsável pela abertura de mosteiros, igrejas e escolas por toda a Irlanda. As lendas dizem ainda que ele teria expulsado as serpentes do país. O santo usava como símbolo a planta nacional irlandesa: o trevo de três folhas. 

O trevo e a cor verde são os itens principais na celebração que ocorre ao redor do mundo para fazer alusão à data. Ainda segundo a lenda, a planta de três folhas simbolizaria a santíssima Trindade, da crença católica, o Pai (Deus), Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. 

Continua depois da publicidade

Relação com a cerveja

Nas celebrações do dia de São Patrício, é comum vermos bares e cervejarias produzindo bebidas em homenagem à data. A relação entre o santo e a cerveja também está relacionada ao catolicismo. 

O dia 17 de março está dentro dos quarenta dias da Quaresma, época onde os fiéis passam por privações como alusão aos 40 dias vividos por Jesus Cristo no deserto. 

Segundo a crença, como a época quaresmal era um período de jejum e privações, a Igreja Católica teria aberto uma excessão para o Dia de São Patrício, onde o povo podia beber e comemorar como quisesse. A tradição se manteve até os dias atuais. 

São Patrício e os duendes 

Como as lendas brasileiras do Curupira e Saci-Pererê, o folclore irlandês também possui personagens memoráveis. Entre eles está o leprechaun ou lobaircin, que significa “pessoa de corpo pequeno”, lembrando os duendes. 

Continua depois da publicidade

A lenda diz que os duendes irlandeses protegem o ouro e as riquezas do país e pela agilidade que possuem, aquele que conseguir capturar um duende pode fazer três pedidos que será atendido. Como importância história para a Irlanda, no dia de São Patrício, as pessoas costumam se fantasiar de terno e cartola verdes, com uma barba ruiva, unindo as duas crenças. 

Leia mais: 

Apostas de SC ganham R$ 100 mil na Mega-Sena; veja cidades

Florianópolis terá bairro com casas coloridas

Camerata faz abertura oficial da Temporada de Música Clássica neste sábado