Com inspiração em princípios alemães, há 17 anos a Saint Bier foi fundada tendo o objetivo de levar a rica cultura das cervejas artesanais para o Sul de Santa Catarina. Com o passar dos anos e seu consequente crescimento, tem se tornado umas das pioneiras no Sul do Brasil e é referência no setor, já tendo recebido 11 premiações em concursos nacionais e internacionais, além do reconhecimento em 2024, pelo Top of Mind, como a cerveja artesanal mais lembrada no Sul catarinense.

Continua depois da publicidade

No início da sua história, as produções começaram com as cervejas estilo Pilsen e American Premium Lager, para seguir fielmente a pureza alemã das bebidas, o que rapidamente virou a preferida dos degustadores. Em seguida, vieram outros tipos, como a In Natura, Belgian, IPA, Stout, entre outras. Em evolução constante, a Saint Bier conta com mais de oito cervejas que levam as características alemãs no aroma e no sabor.

— Nossa trajetória tem sido marcada por grandes conquistas, inovações, desafios superados e, acima de tudo, pelo forte compromisso com a qualidade e a satisfação dos nossos consumidores. Fazemos questão de sermos conhecidos como uma marca que se conecta com as pessoas, então ser premiado como a mais lembrada no Sul de Santa Catarina logo no primeiro ano em que o prêmio Top of Mind traz este reconhecimento às cervejas artesanais, com toda certeza é extremamente gratificante e reforça que estamos no caminho certo — analisa Henrique Mezzari, gerente de marketing do Grupo EZOS, do qual a Saint Bier faz parte.

Mantendo as origens

Desde o descobrimento das cervejas artesanais, a bebida passou por diversas transformações. Na idade média, por volta de 1040 nos mosteiros da Alemanha e Suíça, era produzida pelos monges, que para tornar a cerveja mais agradável e nutritiva, realizaram estudos para integrar o lúpulo na produção. Foi a Santa Hildegard de Bingen que utilizou este ingrediente para a preservação e aromatização do líquido, além de trazer o intuito medicinal.

Com o passar do tempo, a Saint Bier aplicou como base estas receitas, para agregar e inovar a bebida ao paladar brasileiro, sem abrir mão das tradições. — Cada cerveja artesanal desenvolvida é fruto de um trabalho árduo. Do ano passado para cá, expandimos nossos horizontes, aprimoramos processos e reforçamos nosso posto de referência no mercado cervejeiro. Com apoio e reconhecimento dos clientes, somos instruídos a seguir em frente e a buscar, todos os dias, a excelência em tudo o que fazemos — complementa Mezzari.

Continua depois da publicidade

“Santa Cerveja”

Marca mais antiga e consolidada da Cervejaria Santa Catarina, a Saint Bier tornou-se referência na produção de cervejas artesanais com o passar dos anos e, atualmente, conta também com um pub junto ao parque fabril, em Forquilhinha. O seu nome surgiu em uma forma de homenagear Santa Catarina e significa “Santa Cerveja”. Desde 2023, juntamente com as demais marcas da Cervejaria – Barco, Coruja e Catarina – integra o Grupo EZOS, um grupo econômico consolidado e inovador, com forte atuação nos setores de alimentos e bebidas, bem como no mercado imobiliário.