No exato dia em que completa uma semana como moradora de Rio do Sul, Maria Luiza Hang teve de lidar com a insegurança de não poder ficar no próprio lar por causa da enchente que atinge a cidade. Com a água chegando perto do portão da casa dela, a mulher se viu obrigada a tirar, de imediato, os móveis de dentro da residência que havia sido recém-inaugurada pela família.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Era por volta das 13h desta quarta (4) quando eles começaram a se preocupar com a possibilidade de ter a casa atingida pela cheia, conforme lembra Maria. Cerca de duas horas depois, a sogra da moradora foi avisar sobre a necessidade de tentar salvar ao menos os móveis da residência, já que a água se aproximava com rapidez.
Nesta quarta-feira, fez uma semana que Maria vive em Rio do Sul, na residência que levou ao menos três dias para arrumar até se mudar definitivamente, conforme contou à repórter Ana Cristina Machado, da NSC TV.
— Tivemos que sair de supetão por causa da água — relata.
Continua depois da publicidade
O corre-corre para tirar os móveis das casas também foi vivido por Fabio Tiago da Cunha, que não hesitou em ir até a cidade para ajudar a família. Assim como Maria, ele se surpreende com a rapidez com que o Rio Itajaí-Açu subiu e atingiu as residências, onde moradores tiveram de usar até barco para se locomover.
Leia mais: SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado
Enchente em Rio do Sul
Por volta das 16h desta quarta-feira (4), a cidade passou a enfrentar situação de enchente depois que o nível do rio ultrapassou a marca de 7,5 metros. Moradores de ruas atingidas pelas próximas cotas já estão sendo orientados a levantar os móveis e tomar providências.
As principais vias danificadas pela chuva até o momento são a Wenceslau Borini, próximo ao acesso ao bairro Fundo Canoas, e as ruas da região da Cohab, no bairro Bela Aliança. No total, sete abrigos foram abertos para atender a população, onde 190 pessoas seguem acolhidas.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Família tira móveis de casa em Blumenau e usa enchente do passado como lição
Mãe encontra bebê embaixo de escombros após deslizamento atingir casa em Timbó