O Torneio Universitário de e-Sports 2021 agrega diversas modalidades do esporte eletrônico, como League of Legends, CS:GO, Valorant, PUBG Mobile, Clash Royale, Rocket League e eFootball PES. Uma série de matérias sobre as modalidades começa pelo jogo desenvolvido pela Riot Games, lançado em outubro de 2009: o League of Legends.
Continua depois da publicidade
O jogo sempre esteve presente, desde a primeira edição do TUeS, em 2016. Basicamente, é um clássico quando pensamos em jogos eletrônicos.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Jogabilidade
League of Legends é um jogo do gênero MOBA (multiplayer online battle arena), disputado em terceira pessoa. No cenário competitivo, os jogadores competem em partidas que variam de 20 a 50 minutos, com objetivo específico que dará a vitória para um dos lados e outros objetivos intermediários que ajudam sua equipe a alcançar a vitória. Os jogadores controlam personagens que podem ser chamados de “campeões”, cada um deles contendo habilidades únicas, o jogo tem 156 campeões ao todo. Esses campeões começam a partida com o nível mínimo, cabe ao jogador adquirindo experiência dentro da partida para elevar o nível do campeão, chegando até o nível máximo, o 18.
Conforme o jogador vai subindo de nível, novas habilidades do campeão serão desbloqueadas. O que também vai sofrendo alteração durante a partida é o ouro, abatendo os minions (personagens não jogáveis), outros jogadores e destruindo torres inimigas, você vai ganhando mais ouro para conseguir comprar os itens com habilidades especiais.
Continua depois da publicidade
Mapa e rotas do jogo
Summoner’s Rift é o nome do mapa onde ocorrem as partidas competitivas de League of Legends. Nesse mapa, dois times de 5 jogadores competem para destruir uma estrutura chamada Nexus, que fica no final da base inimiga. O Nexus é protegido por diversas torres que estão inseridas ao longo do mapa, é função dessa estrutura também garantir a criação dos minions, que avançam em direção da base inimiga com intuito de criar espaço para os jogadores. Os campeões aproveitam essas ondas de minions para atingir objetivos, destruindo estruturas do adversário para chegar à vitória.
> Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia
O mapa é constituído por rotas de jogo onde os jogadores podem atravessar para chegar à base inimiga. As rotas são: superior ou top, inferior ou bot, meio ou mid, selva ou jungle.

– Rota superior ou top: nessa rota apenas um campeão toma conta para cada time, os campeões usados normalmente são os tanques, lutadores, ou em alguns casos, atiradores. Por ser um campeão com características resistentes, o Tanque é responsável por liderar o time. Ele irá lidar com a linha de frente, sendo responsável por proteger os aliados, tendo uma grande capacidade de absorver danos.
– Rota inferior ou bot: essa rota é única das rotas que consiste em dois jogadores, o atirador e o suporte. O suporte tem importante função, controla a visão do mapa e protege o tirador, além de auxiliar o controle da rota inferior. Já o atirador, o foco é abrir espaço pela rota e eliminar o máximo de minions possível. Podendo jogar mais defensivamente, ofensivo ou como poke (incomodar e atrapalhar o atirador inimigo).
Continua depois da publicidade
> TUeS 2021: entenda como funciona cada modalidade
– Rota do meio ou mid: nessa rota se concentram diversos campeões capazes de causar danos em área, abatendo alvos que estejam desprevenidos. Podemos citar os assassinos, são campeões com dano suficiente para eliminar facilmente o adversário. Os magos também são ótimas opções com grande dano de área e com controle de grupo.
– Selva ou jungle: a selva é dividida em duas partes para as duas equipes. O personagem para essa rota é o famoso caçador, conhecido como jungler. É com ele a responsabilidade dos monstros épicos, barão e dragão. Além disso, ele tem uma função importante de ajudar as outras rotas. O jogador da jungle tem um objetivo extra de atrapalhar a selva do inimigo, invidiando e roubando alguns atributos essenciais.
Campeões
Os suportes e atiradores são responsáveis pela parte inferior do mapa, magos e assassinos da parte central, tanques, assassinos e lutadores na parte superior e na selva tem o famoso caçador.
– Assassino: como o nome já diz, essa classe é letal e abate um campeão inimigo muito rápido. Possuem um dano altíssimo, e se adquirirem vantagem dentro jogo, ele se torna muito difícil de ser abatido. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Fizz, Kassadin, Akali e Katarina.
Continua depois da publicidade
– Atirador: no começo do jogo, eles têm dificuldade para realizar abates, porém, com o passar do tempo do jogo, vão se tornando grandes carregadores. Não consistem de muita vida e armadura, mas com uma velocidade de ataque destacada. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Miss Fortune, Caitlyn, Ashe e Vayne.
– Lutador: os campeões dessa classe têm uma mistura de dano e defesa. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Yasuo, Riven, Aatrox e Fiora.
> Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games
– Suporte: de maneira simples e direta, essa classe possui habilidades para ajudar o resto do time. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Sona, Bardo, Janna e Lulu.
– Mago: com habilidades mágicas, os magos causam grande quantidade de dano num curto período de tempo. Porém, com pouca defesa. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Lux, Syndra, Ahri e Annie.
Continua depois da publicidade
– Tanque: eles têm foco para começar as lutas para absorver a maior quantia de dano do adversário devido sua alta defesa que possuem. Podemos citar alguns exemplos de campeões dessa classe: Amumu, Shen, Leona e Ornn.
League of Legends no TUeS 2021
Agora que você já sabe como funciona o League of Legends, fique atento com as datas das fases regionais, nacionais e finais. As fases regionais serão nos dias 04 e 05 de setembro para a região Norte, 11 e 12 de setembro para a região Sul, 18 e 19 de setembro para a região Sudeste, 25 e 26 de setembro para a região Nordeste, 02 e 03 de outubro para a região Centro-Oeste. As finais das regiões serão nos dias 16 e 17 de outubro. Na fase nacional, as disputas serão nos dias 13 e 14 de novembro, com a grande final no dia 01 de dezembro.
> Polo de games começa com curso e terá vagas para diversas especialidades
As inscrições para o TUeS 2021 vão até o dia 31/08 diretamente no site. Além do League of Legends, a competição terá o CS:GO, Valorant, PUBG Mobile, Clash Royale, Rocket League e eFootball PES.