A alteração das regras de financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal trouxe a dúvida: ainda dá para comprar a tão sonhada casa própria? Profissionais do setor afirmam que as mudanças afetam o mercado, mas não devem prejudicar o fechamento de contratos nos próximos meses. Isso porque as novas diretrizes atingem principalmente quem quer adquirir o segundo imóvel, sendo ele usado, com valores acima de R$ 650 mil.
Continua depois da publicidade
> Confira a tabela com os percentuais de financiamento (o texto segue após a imagem)
Em Blumenau, a mudança coincide com a 11ª Feira Nacional das Tecnologias da Habitação e Imobiliário (Fenahabit), que apesar de estar menor neste ano sedia o Feirão da Caixa e oferece oportunidades para quem quer fechar negócio.
Na avaliação da presidente do Sindicato de Habitação de Blumenau e região (Secovi), Soraia Vasselai, as novas regras, em vigor desde o começo do mês, aumentam a porcentagem de entrada na compra de casas e apartamentos usados, mas são uma forma de adequar o mercado imobiliário.
Continua depois da publicidade
::: “Mercado está lento, mas segue ativo”, afirma especialista do setor imobiliário em Blumenau
::: Fenahabit reúne 86 expositores e segue até domingo na Vila Germânica, em Blumenau
O gerente-geral da agência da Caixa do bairro Escola Agrícola, Henrique Wolter, explica que a revisão nos limites de financiamento foi motivada pelas movimentações no estoque de poupança. Segundo ele, quando o dinheiro é retirado da aplicação e direcionado a outros investimentos, a Caixa fica sem recursos para aplicar na habitação.
Apesar disso, Wolter argumenta que o público-alvo do banco não é afetado pela medida, já que está em busca do primeiro bem:
Continua depois da publicidade
– Nesse caso é possível usar o Fundo de Garantia como entrada e as regras não mudam, ainda é possível financiar 80% do valor total.
Maioria financia pelo Minha Casa, Minha Vida
De acordo com o superintendente regional da Caixa, Renato Scalabrin, atualmente 70% – cerca de 2,5 mil contratos – dos financiamentos aprovados pelo banco na região correspondem às modalidades do programa Minha Casa Minha Vida.
– Se o objetivo for o primeiro imóvel, já atingimos boa parte da população, porque aqui não houve mudança. O que alterou foi o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o SBPE – afirma.
Continua depois da publicidade
A gerente geral da agência da Caixa Econômica do Centro de Blumenau, Mara Freitag, explica que o SBPE é o financiamento para quem quer comprar o segundo imóvel e quando o valor ultrapassa R$ 650 mil. O sistema atinge ainda a parcela da população que não vai usar o Fundo de Garantia na hora da aquisição.
– Antes a cota de financiamento era de 80% e agora passou para 50%, no caso dos imóveis usados. Para os novos a Caixa continua financiando 80%. Antes era 90% para os dois casos – explica.
> O que fazer antes de comprar um imóvel? Confira dicas: