O Brasil já começou com uma medalha de prata na marcha atlética no primeiro dia do Campeonato Mundial de Atletismo, que começou na última sexta-feira (12), em Tóquio, no Japão. A delegação brasileira conta com 47 atletas, entre eles, 20 mulheres e 27 homens.
Continua depois da publicidade
Veja imagens de alguns convocados pelo Brasil no Mundial
Ao todo, serão 2 mil atletas de 200 países disputando a competição. O Mundial tem transmissão ao vivo pelo sportv e CazeTV, no Youtube.
Confira a agenda dos brasileiros no Mundial
Brasileiros favoritos ao pódio no Mundial de atletismo 2025
Os favoritos do Brasil são os medalhistas Olímpicos e mundiais, Alison dos Santos, que competirá nos 400 metros com barreiras e no revezamento 4×400 metros, e Caio Bonfim, para os 20 quilômetros e 35 quilômetros da marcha atlética. Valendo fazer o favoritismo, o atleta conquistou a medalha de prata na etapa de 20 quilômetros.
Alison faz parte do “trio de ferro” dos 400 metros com barreiras, junto a Francisco Viana e Matheus da Silva, que dominam a prova há cinco anos. O brasileiro junto ao norueguês campeão olímpico de 2021 Karsten Warholm e o norte-americano campeão de Paris 2024 Rai Benjamin possuem, juntos, as 24 melhores marcas da história.
Continua depois da publicidade
Conheça os representantes de SC que participarão do campeonato
Além deles, o Brasil também tem grandes chances nas modalidades de lançamento de dardo e revezamento 4×100 metros. Pelo primeiro, Luiz Maurício é vice-líder do ranking mundial e vive a melhor fase da carreira.
O atleta fez, há pouco mais de um mês, a marca de 91 metros durante o Troféu Brasil, que o coloca em segundo na lista de 2025. Ele também foi finalista olímpico em Paris. A medalha deve girar na casa de 87 metros. Neste sentido, Luiz não é o favorito, mas é um dos candidatos ao pódio. Caso faça o melhor lance da carreira, deve ficar entre os três primeiros.
Pelo revezamento 4×100 metros masculino, os integrantes são Alison dos Santos e Matheus Lima, Lucas Villar, Vinicius Galeno, Lucas Carvalho e Thiago Mendes. Os dois primeiros correm na casa de 44 segundos e destacam o time. A medalha deve girar em torno de 2min58s.
Guia do Mundial de Atletismo 2025: O que é, onde assistir, datas e brasileiros
Por fim, a delegação brasileira pode mandar mais atletas para as finais. Entre os nomes estão, Juliana Campos (salto com vara), Almir Cunha (salto triplo), Isabele Rodrigues (lançamento de disco), Lissandra Campos (salto em distancia), Gabriele Souza e Regiclécia Candido (salto triplo), Jucielene Sales (lançamento de dardo), Willian Dourado e Wellington Morais (arremesso do peso), Pedro Henrique (lançamento de dardo) e José Fernando “Balotelli”(decatlo).
Continua depois da publicidade
Veja todos os atletas do Brasil que estão na competição
Sobre o Mundial de Atletismo
O Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 será realizado em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Será a 20ª edição da competição e a será a terceira vez que o país sedia o evento, após edições em 1991 e 2007.
A maioria das competições ocorrerão no Estádio Nacional do Japão, palco dos Jogos Olímpicos de 2020, com capacidade para 68 mil espectadores. Estarão presentes cerca de 2 mil atletas, de 200 países, para disputar provas de pista, campo e marcha atlética.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A delegação brasileira contará com 20 mulheres e 27 homens, de 15 estados diferentes, além do Distrito Federal. Os destaques do Brasil são os medalhistas Olímpicos e mundiais Alison dos Santos, que competirá nos 400 m com barreira e no revezamento 4×400 m, e Caio Bonfim, para os 20 km e 35 km da marcha atlética.
Continua depois da publicidade
Além deles, e de Matheus Corrêa, outros dois atletas de Santa Catarina também representarão o país. Mayara Vicentainer, do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú, também estará na marcha atlética. Já no lançamento de dardo, Daniella Lorenzon representará a União Catarinense de Atletismo, de São José, município da Grande Florianópolis.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão











