A pediatra Valéria Slowik da Silveira explica cuidados necessários com as crianças nas altas temperaturas. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos nesta época do ano, principalmente com alimentação, proteção contra a incidência de sol e picadas de insetos. Confira uma lista com os cuidados:
Continua depois da publicidade
Hidratação
Bebês alimentados exclusivamente ao seio materno até os 6 meses não necessitam de ingestão de outros líquidos, o leite materno hidrata e sacia a fome.
Bebês alimentados apenas com fórmula infantil até os 6 meses devem receber água conforme aceitação no intervalo entre as mamadas.
Após os 6 meses a criança pode beber água, a quantidade não é definida, deve ser oferecida conforme aceitação da criança.
Os sucos naturais podem ser oferecidos as crianças a partir de 1 ano como um complemento da alimentação, não devem substituir refeições e nem ser o meio principal para hidratar a criança. Não oferecer sucos artificiais e refrigerantes.
Continua depois da publicidade
Cuidados com a pele
Exposição solar nos horários com menor concentração de raios ultravioleta, no horário de verão evitar o sol das 11h às 16h.
Proteção com roupas, bonés e óculos que possuam proteção UV.
Tecidos com maior proteção: nylon, seda e poliéster. Depende da espessura do tecido. Roupas mais escuras conferem maior proteção. As roupas quando molhadas perdem metade do fator de proteção.
Uso de filtro solar
Até os 6 meses: não recomendados. Utilizar as medidas educativas e evitar exposição direta ao sol.
Dos 6 meses aos 2 anos: podem ser utilizados os filtros solares físicos (inorgânicos). Os principais componentes desses filtros são dióxido de titânio e o óxido de zinco. No mercado, esses filtros são especificados nos rótulos com formulação para bebês.
Continua depois da publicidade
A partir dos 2 anos: podem ser utilizados os filtros solares químicos (orgânicos). São encontradas marcas com especificação para uso em crianças.
Para crianças e bebês há maior benefício no uso de filtros com FPS a partir de 50.
Aplicar 20 minutos antes da exposição ao sol, reaplicar a cada 2 horas. Reaplicar se sudorese importante ou imersão na água.
Proteção contra picadas de inseto
– Usar mangas longas e calças compridas, evitar roupas muito escuras e muito coladas ao corpo.
– Manter as janelas fechadas do período do nascer do sol e no pôr do sol.
– Existem produtos que podem ser utilizados nas roupas como a permetrina 0,5% em spray (para ser aplicada apenas nas roupas e telas de janelas e não diretamente sobre a pele).
Continua depois da publicidade
– Instalação de telas e mosquiteiros.
– Os repelentes elétricos (com liberação de inseticidas) são úteis e diminuem a entrada dos mosquitos quando colocados próximos das janelas e portas. Deve-se tomar cuidado com os repelentes líquidos que podem ser retirados da tomada pela criança e acidentalmente ingeridos.
Uso de repelentes
– Podem ser usados para passeios em locais com maior número de insetos como praias, fazendas e chácaras, não devendo ser utilizado durante o sono ou por períodos prolongados.
– Não permitir que a criança durma com o repelente.
– Preferir loção a spray em crianças.
– Não aplicar próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele e seguir as orientações do fabricante, guardando a bula ou embalagem para posterior consulta, em caso de ingestão ou efeitos adversos.