A Seleção Brasileira feminina encerrou, dia 27 de julho, sua participação na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025. O Brasil conquistou a quarta prata pela competição e agora busca o título inédito do Mundial.

Continua depois da publicidade

Veja também: Fotos do Brasil na Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino 2025

Quando o vôlei feminino do Brasil volta às quadras

O próximo compromisso do Brasil será contra a Grécia, no dia 22 de agosto, às 9h30min, pelo Mundial de Vôlei Feminino 2025. O confronto vale pela fase preliminar da competição, de grupos. A Seleção Brasileira está no Grupo C, junto a Porto Rico, França e Grécia.

Mundial de Vôlei Feminino 2025: Catarinense é novidade na lista da Seleção Brasileira

As brasileiras buscam o título inédito no Mundial de Vôlei Feminino. Na história, a equipe soma quatro pratas (1994, 2006, 2010 e 2022) e um bronze (2014). Na última competição, em 2022, a Seleção perdeu na final para a Sérvia. A maior vencedora, com é a Rússia, que venceu sete títulos, sendo cinco na época da então União Soviética.

Convocadas da Seleção Brasileira para a competição

  • Levantadoras: Macris e Roberta
  • Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
  • Ponteiras: Gabi, Helena e Júlia Bergmann
  • Centrais: Diana, Júlia Kudiess, Luzia e Lorena
  • Líberos: Laís e Marcelle

Continua depois da publicidade

Dos 15 nomes anunciados, 14 participarão da fase de treinos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

Sobre o Mundial de Vôlei Feminino 2025

O Campeonato Mundial é uma das principais competições de Vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A 20ª edição Feminina acontecerá na Tailândia, que sediará as fases preliminares em quatro cidades diferentes.

O torneio começa dia 22 de agosto e vai até 7 de setembro, contando com 14 dias de jogos. A partir desta edição, serão 32 participantes, oito a mais que as edições passadas. Além disso, a competição também será realizada semestralmente em vez de quadrienalmente.

Campeã olímpica viola suspensão e tem nova punição por doping

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Na Fase preliminar, as 32 equipes foram distribuídas em oito grupos de quatro equipes e jogarão entre si em turno único. Ao todo, serão realizadas 64 partidas. As duas primeiras equipes em cada grupo se classificam para a fase final. Assim, a fase final será composta pelas 16 melhores equipes da primeira fase.

Continua depois da publicidade

Bangkok, capital da Tailândia, receberá os jogos dos Grupos A e H; os confrontos dos grupos B e G serão em Phuket; já grupos C e F competirão em Chiang Mai; e por fim, em Nakhon Ratchasima acontecerão as partidas dos grupos D e E.

Já o mata-mata será realizado unicamente em Bangkok. Serão oito jogos nas oitavas de final, quatro nas quartas de final, duas partidas nas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e, por fim, pelo título do campeonato.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão