A terça-feira (17) deve ser o dia com a maior probabilidade de neve em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil. O motivo é a intensa massa de ar frio e seco, que provoca o declínio das temperaturas no Estado durante a semana.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com o setor de meteorologia do órgão, os prognósticos indicam a possibilidade de ocorrência de neve a partir da manhã de terça-feira (17). Também há previsão para o amanhecer de quarta-feira (18), porém, com menor chance.
A serra catarinense, em cidades como Urubici e Urupema, deve ser o principal ponto para o registro do fenômeno. Mas, de acordo com a Defesa Civil, também há possibilidade em pontos entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte, como em Caçador e Canoinhas. Entretanto, a chance é pequena.
O órgão estadual reforça que a preocupação no momento não é com a quantidade de neve, mas com o fato de ela estar prevista para ocorrer depois de um período onde as cidades da região tiveram estragos provocados pela chuva. Urubici, por exemplo, registrou no início de maio a maior enchente dos últimos 26 anos, após o Rio Canoas transbordar em vários bairros.
Continua depois da publicidade
> Como ver a neve ao vivo em SC
Frio atingirá todas as regiões de SC
Ainda segundo a Defesa Civil, o frio intenso atingirá todas as cidades de Santa Catarina nos próximos dias. As temperaturas mais baixas começam a ser sentidas a partir da noite desta segunda (16), se estendo até 23 de maio.
Na Serra, Planalto Norte e Meio-Oeste, os termômetros podem chegar a temperaturas abaixo de zero já nesta segunda.
Conforme a Defesa Civil, na terça e na quarta-feira, esta condição, combinada aos ventos, pode causar uma sensação térmica de frio ainda mais intenso. O motivo é a formação, no oceano, de um sistema de baixa pressão, que provoca as rajadas fortes em diversas regiões, chegando a até 80 km/h.
Confira algumas nevascas históricas em SC
Leia também:
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Continua depois da publicidade
Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada