O turista que visitou Joinville durante a temporada de verão veio principalmente dos Estados do Sul e do Sudeste, estava a negócios e usou carro para chegar à cidade. A maioria se hospedou em hotéis. A constatação é de pesquisa feita pela Santur e pela Fundação de Promoção e Planejamento Turístico (Promotur). Continua depois da publicidade
Nos três primeiros meses do ano, 202,8 mil visitantes estiveram na cidade. Eles gastaram R$ 80,4 milhões. Os que mais deixaram dinheiro em Joinville foram os estrangeiros: R$ 167,04 por dia. As despesas dos brasileiros foram de R$ 121,86 por dia.
Continua depois da publicidade
O número de turistas que visitam Joinville a lazer cresceu em relação a 2010, quando houve a última pesquisa de demanda turística na cidade. Naquele ano, 39,88% dos visitantes não tinham compromissos relacionados a negócios. No início deste ano, o percentual passou para 43,04%.
A procura por hotéis está crescendo na temporada de verão. Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Joinville, em 2010, a taxa média de ocupação dos estabelecimentos no primeiro trimestre do ano era de 46,87%. Neste ano, passou para 53,06%, bem próximo da média anual.
Os visitantes também estão ficando mais tempo. Na temporada de verão de 2010, o tempo médio de estadia era de 1,75 dia. Entre janeiro e março deste ano foi de 2,1 dias. Continua depois da publicidade
O boca a boca ainda é a principal propaganda da cidade. Mais da metade das pessoas que estiveram em Joinville em fevereiro e dois terços das que passaram pela cidade em março receberam recomendações de parentes e/ou amigos.
A internet também é muito utilizada como ferramenta para planejar a viagem. Segundo o levantamento, um em cada cinco turistas usaram esse meio.
Os principais pontos de interesse para quem vem a lazer são a casa de parentes e amigos, os eventos e atrações naturais. Continua depois da publicidade