Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revelou quais as cidades com a população mais endividada do Estado. Entre os nove municípios analisados, Itajaí, no Litoral Norte, é a com maior proporção de endividados: 35,1% da população está inadimplente, conforme dados do terceiro trimestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo a Fecomércio, esses dados são “preocupantes”. Para a entidade, esse número pode estar relacionado à dinâmica do mercado de trabalho das cidades. Conforme apontado nas últimas análises da entidade sobre o Mercado Formal de Empregos (Novo Caged), de fevereiro a julho de 2023 observou-se uma desaceleração do mercado de trabalho no Estado.
Confira o ranking das cidades com maior inadimplência em SC
- Itajaí: 35,1%
- São Bento do Sul: 32%
- Florianópolis: 30,1%
- Criciúma: 28,1%
- Lages: 27,7%
- Blumenau: 26%
- Chapecó: 22,6%
- Joinville: 22,3%
- Joaçaba: 20,4%
A entidade cita São Bento do Sul, município no Norte do Estado, como exemplo da desaceleração no mercado de trabalho. A cidade tem saldo negativo de contratação: -320 vagas no acumulado dos primeiros nove meses do ano.
Continua depois da publicidade
Famílias não conseguem pagar as contas
A pesquisa da Fecomércio também traz os dados das famílias que não conseguirão pagar as dívidas. No terceiro trimestre de 2023, o maior índice também é de Itajaí (16,6%), seguido de Florianópolis (14,5%) e São Bento do Sul (13,8%).
Veja o ranking
- Itajaí: 16,6%
- Florianópolis: 14,5%
- São Bento do Sul: 13,8%
- Lages: 11,6%
- Blumenau: 9,3%
- Criciúma: 9,2%
- Joaçaba: 8,6%
- Joinville: 7,2%
- Chapecó: 4,7%
Já o tempo médio do pagamento em atraso chegou em 69,3 dias, em Itajaí. Joaçaba tem o menor tempo: de acordo com a pesquisa, a média é de 58,5 dias após o vencimento.
Número de endividados aumenta em algumas cidades
No terceiro trimestre de 2023, os maiores índices de endividamento foram registrados em Blumenau
(87,2%), Itajaí (84,8%), São Bento do Sul (83,4%), Chapecó (82,8%) e Lages (82,8%). Entre eles, quatro permaneceram no topo do ranking pelo terceiro trimestre seguido: Blumenau, Itajaí, Lages e São Bento do Sul.
Continua depois da publicidade
Em quatro cidades, o endividamento aumentou do último trimestre para esse, com destaque para Chapecó, que teve um aumento de 3,3 pontos percentuais (pp), e Blumenau, cujo aumento foi de 2,8 pp. De outro lado, a maior queda percentual foi em Lages (5,1 pp) e em Joinville (3,9 pp).
A entidade destaca que esse nível de endividamento, no entanto, por si só não é um mal para a economia: consumidores mais seguros usam crédito e compram parcelado. O problema está quando os endividados não pagam as contas e passam para o grupo dos inadimplentes.
Leia mais
El Niño pode trazer até 160mm de chuvas e temporais a SC esta semana
Distribuidora de medicamentos de SC entra em recuperação judicial
Governo de SC anuncia pacote de auxílio para atingidos pelas enchentes