Os alunos do colégio Bom Jesus/Ielusc tiveram o melhor desempenho geral entre as escolas de Joinville que participam do Exame Nacional do Ensino Médio em 2014. A escola está na 363ª posição no levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

A lista mostra as notas de cada uma das 15.640 escolas avaliadas em todo o País. Nelas, 1,2 milhão de estudantes fizeram o Enem. O exame avalia os estudantes e a escola em provas objetivas, de linguagens, de matemática, de ciências da natureza, de ciências humanas e redação _ além de indicadores de permanência na escola e nível socioeconômico.

Conforme o diretor de ensino médio do colégio Bom Jesus, Roberto Luiz Carneiro Junior, a escola apostou em um aumento da carga horária das aulas de humanas e linguagens e na quantidade de produções de redações. Aulas extras no contraturno e contextualização de assuntos da atualidade, ajudaram a melhorar as notas da redação, o que era um ponto de atenção da escola.

Continua depois da publicidade

Entre as escolas públicas, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aparece sozinho entre 13 escolas particulares. Como os critérios são avaliados separadamente, é possível criar uma série de rankings diferentes. Os alunos do colégio estadual Osvaldo Aranha, por exemplo, que numa média geral aparece em 16º, obtiveram melhor pontuação em redação do que os estudantes de várias escolas particulares de Joinville.

Embora o Enem seja o principal indicador da educação em todo o País, especialistas advertem que é apenas um dos elementos de avaliação das escolas e que não pode ser critério único para definir a qualidade do ensino.

Para conferir somente as escolas de Joinville, selecione o estado e a cidade no formulário abaixo. Também é possível consultar especificamente pelo nome da escola:

Continua depois da publicidade