Gabriel Medina está a um passo de trazer para o Brasil um título inédito: o de campeão do mundial de surfe. Competindo com lendas do esporte, como Kelly Slater (11 vezes campeão mundial), Mick Fanning (três vezes) e Joel Parkinson, o brasileiro vem demonstrando uma incrível qualidade em cima da prancha. Até Slater, duro na queda, já se rendeu ao talento de Medina. Na próxima etapa, em Portugal, o paulista tem boas chances de levantar essa taça inédita.
Continua depois da publicidade
De acordo com um levantamento da Associação Profissional de Surf da América Latina, o atleta precisa ganhar, no mínimo, duas baterias em Peniche, que abre sua janela de baterias neste domingo. Kai Otton, atual campeão da etapa, e mais um atleta a ser definido serão seus adversários no primeiro desafio em Portugal. Caso seja eliminado antes disso, a decisão ruma para o Havaí, onde será disputada a última etapa do mundial nos clássicos tubos de Pipeline.
Confira as possibilidades de Medina, de acordo com as suas possíveis colocações, conquistar o título na próxima etapa:
25º ou 13º – o título será decidido no Havaí. Kelly Slater segue na briga com qualquer resultado em Portugal e assume a liderança do ranking caso vença a etapa. Mick Fanning precisaria chegar nas quartas de final para ter chances de título no Havaí. Joel Parkinson e John John Florence só permanecem na disputa se forem finalistas em Portugal. Taj Burrow ou Michel Bourez precisariam vencer as duas últimas etapas.
9º lugar (cair no Round 4) – acabam as chances de título para Taj Burrow e Michel Bourez. Medina pode ser campeão se Kelly Slater não chegar nas semifinais, se Mick Fanning não for finalista e se Joel Parkinson e John John Florence não vencerem o campeonato.
Continua depois da publicidade
5º lugar (cair nas quartas de final) – Joel Parkinson e John John Florence saem da disputa pelo título. Medina será campeão mundial se Kelly Slater não for um dos finalistas e se Mick Fanning não vencer a etapa portuguesa.
3º lugar (cair nas semifinais) – Gabriel Medina será campeão mundial se Kelly Slater ou Mick Fanning não vencerem a etapa.
2º lugar – Mick Fanning sai da briga e Medina será campeão mundial se Kelly Slater não for o vencedor – o que levaria a decisão do título para o Havaí.
1º lugar – Medina, mesmo que a bateria final seja contra Kelly Slater, será o campeão mundial.