Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da Aids, os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. A próxima fase vai enfraquecendo lentamente o organismo o suficiente para permitir novas doenças.

Continua depois da publicidade

Este período, que pode durar muitos anos, não mostra sintomas claros e evidentes. Mas o organismo vai ficando cada vez mais fraco e vulnerável a todo tipo de outras infecções. Os sintomas mais comuns são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

A pessoa fica com as defesas mais baixas e aparecem as doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Aí, chega-se ao estágio mais avançado da doença, quando a Aids propriamente dita se manifesta.

Neste momento, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia e outras enfermidades. Por isso, sempre que você transar sem camisinha ou passar por alguma outra situação de risco, aguarde 30 dias e faça o teste. Sua vida vale mais que seu medo de não enfrentar um exame. Hoje em dia, com o diagnóstico precoce, é muito difícil alguém morrer desta doença.

Continua depois da publicidade