Os horários “aproximados” do fim das votações do conclave na Capela Sistina foram anunciados pelo Vaticano nesta terça-feira (6). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Diariamente, serão quatro votações. No entanto, a fumaça que sinaliza se o novo papa foi escolhido só será vista pelos fiéis às 7h e às 14h. Os horários anunciados, conforme o fuso de Brasília, são os seguintes:
- Manhã: 5h30min e 7h
- Tarde: 12h30min e 14h
A queima dos votos, segundo o Vaticano, só será realizada nos primeiros horários da manhã e da tarde, 5h30min e 12h30min. Caso o novo pontífice seja eleito, a fumaça sai branca.
Continua depois da publicidade
Quem são os favoritos para o conclave
Fumaça “não será antes das 14h” na quarta-feira
Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, informou que nesta quarta-feira (7) a fumaça “não será antes das 14h”. Os cardeais entrarão na Capela Sistina às 11h30min.
O Cardeal Pietro Parolin preside o conclave na ausência do decano, Cardeal Re, que tem 91 anos.
A menos de 24 horas para a cerimônia que elege o novo papa, os 252 cardeais da Igreja Católica chegaram na manhã desta terça ao Vaticano para a última reunião antes do início do processo secreto de eleição.
Conclave: dossiê secreto e com “favoritos” circula entre cardeais dias antes das eleições
Os últimos 10 conclaves duraram, em média, 3,2 dias. Nenhum deles durou mais que cinco. As duas últimas eleições, em 2005, quando o Papa Bento XVI foi escolhido e em 2013, quando Francisco se tornou papa, foram concluídas em apenas dois dias.
Continua depois da publicidade
Conclave: qual foi o mais longo e o mais curto da história
O conclave acontece por quantas rodadas de votação forem necessárias até que um candidato obtenha uma maioria de dois terços — o que desencadeia a fumaça branca. Alguns dos 133 cardeais esperados na Capela Sistina na quarta-feira são considerados “papáveis” — possíveis papas — há anos.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Autor de “Café com Deus Pai”, pastor de SC transformou dor em livro mais vendido do país
Sopa de legumes, janelas fechadas e proibição de bolo: as curiosidades que cercam o conclave
Quem é o cardeal catarinense apontado como um dos favoritos para substituir o papa Francisco








