Nesta época do ano, muitos aproveitam as férias coletivas e escolares para viajar. Um planejamento minucioso durante todo o ano de nada adiantará se o item mais importante for esquecido – o carro. Especialmente no verão, o perigo aumenta em virtude do grande fluxo nas estradas e pelas longas filas que se formam.
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– Os engarrafamentos levam a uma sobrecarga nos sistemas de freio e de embreagem e pode haver um aquecimento excessivo -, explica o especialista Sandro Luiz Velo.
Alguns cuidados antes, durante e depois de pegar a estrada podem evitar dor de cabeça.
Profissionais do ramo concordam que a revisão prévia deve ser feita por profissional de confiança.
– Alguns motoristas ficam parados na estrada porque fazem reparos por conta própria, que aprenderam com um amigo ou familiar -, diz o especialista Sandro Luiz Velo, gerente de pós-venda em uma concessionária em Joinville.
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Cuidado com as rotações do motor
O comportamento do motorista ao volante também é determinante para uma viagem segura e bom desempenho do veículo. O mecânico Nivaldo Lima Lúnior diz que o condutor não deve permitir que o motor trabalhe muito em rotações muito baixas.
– Andar, por exemplo, a 40 km/h em quarta marcha representa uma carga muito forte para o motor. Da mesma forma, nunca ultrapasse o limite de giros. Ir além da faixa vermelha do conta-giros pode comprometer a vida útil do motor e, em situações extremas, entortar válvulas, quebrar as bielas ou danificar o bloco do motor.
Janela aberta gasta mais combustível
Para economizar combustível durante a viagem, alguns preferem desligar o aparelho de ar condicionado e abrir as janelas. No entanto, o mecânico Nivaldo Lima Júnior explica que, com as janelas fechadas, o carro diminuirá o atrito com o ar e não precisará aumentar a potência do motor, como consequência, economizará combustível. Portanto, quando estiver dirigindo nas rodovias prefira ligar o condicionador de ar.
Evite o ponto morto
Especialistas também condenam práticas como a de colocar o carro em ponto morto em movimento para economizar combustível. O procedimento não reduz o consumo como desejado.
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– Quando um carro a 80 km/h, por exemplo, é colocado em ponto morto, o sensor do sistema de injeção continuará a mandar combustível -, diz o mecânico Eliseu Cieseleski. Segundo Nivaldo Lima Júnior, também prejudicará a lubrificação do motor.
Atenção às marchas
Até no momento de reduzir a velocidade para parar no sinal vermelho do semáforo, Sandro Velo aconselha reduzir as marchas normalmente e, somente quando o carro estiver parado, colocá-lo no ponto morto, para não sobrecarregar a embreagem. Nos carros com câmbio automático, alerta para não esquecer de colocar o câmbio na posição neutra ao parar, caso contrário, haverá consumo de bateria.
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