Cremes, preenchimento, laser, peelings e até cirurgia plástica são muitas das soluções que a medicina e a indústria cosmética disponibilizam para driblar o envelhecimento e as imperfeições da face. Um dos pontos mais importantes para manter uma pele bonita e saudável é apostar em prevenção ao longo do tempo. Isso envolve limpeza, hidratação e proteção solar.

Continua depois da publicidade

– Quanto mais cuidados, menos invasivos serão os tratamentos para combater o envelhecimento – alerta a dermatologista Vanessa Penteado, da Clínica Pantheon.

Por isso, quem investe na prevenção consegue manter a derme com aparência jovial sem ter de apostar em procedimentos cirúrgicos. Fatores externos como cigarro, sol, estresse e má alimentação influenciam no envelhecimento da pele. Tais fatores podem fazer com que o aspecto da pele seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas e rugas.

A seguir, veja os cuidados recomendados pela dermatologista para cada faixa etária. Antes de iniciar qualquer medida, vale consultar um especialista, pois há fatores particulares que interferem nas indicações.

:: 20 anos

Continua depois da publicidade

Proteção solar, limpeza e hidratação suave são os pontos mais importantes. A higienização deve ser feita com produtos não agressivos e sem álcool. Além disso, é comum a formação de acne nesse período e, nesses casos, é preciso fazer um tratamento específico de acordo com orientação do dermatologista.

– No consultório, limpeza de pele e peelings superficiais podem manter a pele saudável e bonita – afirma Vanessa.

:: 30 anos

Proteção solar e hidratação previnem marcas superficiais e mantém a pele com aspecto jovial. É o momento de começar a usar cremes específicos anti-idade e nutrir a pele. Também é possível indicar tratamentos com luz intensa pulsada, infravermelhos e radiofrequência.

– Em alguns casos, já há indicação de toxina botulínica que ajuda a minimizar as marcas de expressão – diz a médica.

Continua depois da publicidade

Segundo Vanessa, esse procedimento pode ser indicado antes mesmo dos 30 anos em rostos mais marcados. Outro tratamento propício para essa faixa etária é o preenchimento com ácido hialurônico.

:: 40 anos

Hidratação, limpeza de pele e ginástica facial são indicadas, além do uso de cremes anti-idade no período noturno. A aplicação moderada de toxina botulínica pode ajudar a amenizar linhas e rugas mais acentuadas e prevenir que a pele fique marcada. Lasers fracionados também são ótimos aliados nessa faixa etária.

:: 50 anos

Neste estágio, a face já tem uma queda de gordura e, para reverter essa flacidez e estimular o colágeno, são recomendados tratamentos com aparelhos que realizam uma contração da pele, podendo ser indicado um número maior de sessões de laser, infravermelho e radiofrequência. De acordo com os sinais da pele, já é possível pensar em preenchedores com estimuladores de colágeno como o ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio (radiesse).

:: 60 anos ou mais

Persistem os cuidados da fase anterior, porém com mais intensidade. Para quem não fez tratamentos preventivos, recorrer a procedimentos mais invasivos e cirurgias plásticas pode ser uma alternativa. Os lasers mais ablativos também podem ser indicados a partir dessa fase.

Continua depois da publicidade