Dezembro é o tradicional mês do ano em que a maioria das pessoas para e reflete sobre tudo de bom que foi feito, não é mesmo? Nesse ritmo de retrospectiva, a equipe de zhEsportes preparou uma lista com os 10 jogadores que mais brilharam em 2011.
Continua depois da publicidade
Neste ano que está chegando ao fim, muita coisa rolou pelos gramados do mundo. Craques foram revelados, atletas consagrados sustentaram o alto nível e teve até jogador que se recusou a atuar pela Seleção. Relembre:
Messi
Lionel Messi é, talvez, o nome mais incontestável deste ranking. Forte candidato a ganhar o prêmio Bola de Ouro (pela terceira vez consecutiva), o argentino também concorreu ao título de pessoa do ano pela revista Time, dos Estados Unidos. Somente em 2011, foram 55 gols marcados – muitos deles, verdadeiras pinturas.
Continua depois da publicidade
Neymar
Este foi o ano de Neymar. O menino da vila cresceu, ganhou espaço na Seleção e até virou papai. Com 19 anos, Neymar da Silva Santos Júnior figurou na lista dos 23 indicados ao Bola de Ouro – o prêmio individual mais importante do futebol. O garoto ainda briga com Messi e Wayne Rooney pelo título de gol mais bonito do ano.
Leandro Damião
Antes reserva de Alecsandro, Leandro Damião passou a ser titular do Inter no começo de 2011. Com uma média surpreendente, o filho do Seu Bigode se transformou no líder de gols do Inter no ano, com 40 anotados. Como se não bastasse, Damião ainda aplicou uma lambreta histórica vestindo a camisa da Seleção, na partida contra a Argentina, conhecida como o Superclássico das Américas.
Cristiano Ronaldo
Considerado um dos jogadores mais completos do mundo, Cristiano Ronaldo não diminuiu o ritmo em 2011. Em novembro, por exemplo, o português alcançou Ronaldo Fenômeno na lista de artilheiros do Real Madrid, com 104 gols em jogos oficias. Detalhe: isso tudo com 70 partidas a menos.
Xavi
Finalista do Bola de Ouro de 2011 ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, Xavi é possuidor de uma visão de jogo invejável. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, na final do Mundial de Clubes, contra o Santos, o espanhol acertou todos os seus 110 passes.
Continua depois da publicidade
Mário Fernandes
A atuação fora das quatro linhas ofuscou um pouco o desempenho do jovem dentro de campo. Em setembro, um dia depois de ser o principal destaque do Grêmio na vitória sobre o Avaí, o lateral perdeu um voo para Belém, onde a Seleção disputaria o Superclássico das Américas, e afirmou que não queria defender o Brasil. Na época, o jogador alegou que preferia manter o foco no Tricolor, gerando manifestações de apoio de muitos torcedores gremistas. Apesar do episódio, neste mês, cresceram as especulações de que CSKA Moscou, Milan e Real Madrid estariam disputando o jogador.
Jefferson
Além de ganhar a vaga de Victor no Superclássico das Américas, Jefferson já pode até pensar em ocupar o posto de goleiro principal da Seleção – que pertence a Júlio César, da Inter de Milão, há mais de cinco anos. Em um amistoso contra o México, em outubro, o goleirão defendeu um pênalti que contribuiu decisivamente para a vitória dos brasileiros. Aos 28 anos, o botafoguense acaba de ser eleito o melhor goleiro do Brasileirão.
Suárez
O atacante Luis Suárez só teve motivos para celebrar este ano que se encerra. Em 2011, o uruguaio foi campeão, artilheiro e eleito o melhor jogador da Copa América.
Cavani
Companheiro do Forlán no time Campeão da Copa América, Edinson Cavani ganhou mais um título importante neste ano: herói de Nápoles. O artilheiro do Napoli acumulou atuações épicas em 2011. O uruguaio também é alvo do interesse de clubes como Real Madrid, Barcelona, Manchester City e Paris Saint Germain.
Continua depois da publicidade
Mario Götze
O meia que atua pelo Borussia Dortmund é considerado o “novo gênio do futebol alemão”. O jovem talento arrancou elogios até mesmo do lendário símbolo do futebol do seu país: Franz Beckenbauer. Segundo o Kaiser, Götze é um jogador de puro instinto e pode ser comparado com Messi.