Com a pandemia e o confinamento necessário para conter o avanço do coronavírus, todos os shows e eventos públicos foram cancelados – levando artistas e profissionais do entretenimento a procurar outros meios de chegar ao público. A solução encontrada por boa parte do segmento da cultura foi investir nas transmissões ao vivo pela internet, as famosas lives.

Continua depois da publicidade

Embora gratuitos para a população, os eventos online atraíram a atenção de grandes patrocinadores, que investiram nas apresentações virtuais de nomes da música brasileira e internacional. "O que se viu foram desde produções mais intimistas até grandes produções, com banda e estrutura de show mesmo", comenta Fred Furtado, CEO da Tubelab, empresa de marketing especializada em promover campanhas para as redes sociais. "As produtoras e os artistas precisaram se reinventar para continuar indo onde o público está."

A solidariedade teve destaque em boa parte das lives, com a arrecadação de grandes somas em dinheiro e alimentos para ajudar instituições de caridade e também unir forças no combate ao coronavírus. "O Brasil foi campeão nestas iniciativas", prossegue Furtado. "Antes de boa parte dos artistas internacionais atentarem para a arrecadação de fundos por meio das transmissões ao vivo, nossos artistas já estavam fazendo isso, e com grande êxito."

A Tubelab elaborou uma lista com os maiores eventos musicais online do país e sua respectiva arrecadação de fundos e mantimentos. Artistas do sertanejo e do pagode lideram a lista.

Saiba quais foram as maiores lives do Brasil até agora:

Sertanejo

Continua depois da publicidade

Marília Mendonça – 73 milhões de views (2 lives) + 100 toneladas de alimentos + 422 mil reais

Bruno e Marrone – 41 milhões de views (2 lives) + 130 toneladas de alimentos + 390 mil reais

Jorge e Matheus – 47 milhões de views (2 lives) + 216 toneladas de alimentos

Gusttavo Lima – 46 milhões de views (2 lives) + 1 mil toneladas de alimentos + 500 mil reais

Zé Neto e Cristiano – 35 milhões de views (2 lives) + 20 toneladas de alimentos

Amigos – 15 milhões de views + 1,7 milhões de reais

Pop nacional

Sandy Junior – 18 milhões de views + 1 mil toneladas de alimentos

Wesley Safadão – 15 milhões de views (última live)

Alok – 12 milhões de views

Ivete Sangalo – 2,3 milhões de views

Anitta – 1,5 milhões de views + 1 milhão de reais

Ludmilla – 400 mil views

Pagode

Jeito Moleque – 1,4 milhões de views

Thiaguinho – 9,2 milhões de views

Ferrugem – 8 milhões de views (2 lives)

Péricles – 13,7 milhões de views (2 lives)

Turma do Pagode – 6,9 milhões de views (2 lives)

Pixote – 9,7 milhões de views (2 lives)