É muito bom ter com quem contar, principalmente, nas horas de dificuldade, não é mesmo? Por isso, seja para residência , carro, celular ou, até mesmo, para vida, o seguro é um mecanismo de proteção e segurança para pessoas físicas e jurídicas.
Continua depois da publicidade
No caso da pessoa física, são diversos seguros que podem ser essenciais em casos de emergência. Quando uma pessoa morre, por exemplo, a família, que já passa por um momento tão triste, não precisará ficar preocupada ainda com dinheiro para despesas pessoais, até mesmo com velório e enterro ou cremação.
Além disso, o seguro de vida não é apenas para casos em que o segurado se faz ausente, mas também abrange indenização até mesmo em casos de invalidez por doenças, por exemplo.
Seguros podem garantir a continuidade dos negócios
Segundo o diretor territorial da seguradora MAPFRE para a região Sul, Guilherme Bini, nos casos de empresas, muitas vezes o seguro é o responsável pela continuidade dos trabalhos depois das crises, já que pode ser feito inclusive para máquinas e equipamentos.
“Passamos recentemente por intempéries climáticas, por exemplo. O que os produtores de agro fariam se não tivessem investido no seguro da produção? Tudo o que eles produziram foi perdido devido ao clima, mas, de qualquer forma, a renda desse produtor está garantida por parte da seguradora”, exemplifica Bini.
Continua depois da publicidade

O mesmo acontece em casos de incêndios, que são frequentes em tecelagens, por exemplo. Nesses casos, um sinistro pode ser responsável por fechar as portas de uma empresa.
Além disso, o seguro também desempenha um papel fundamental na recuperação pós-desastre. Guilherme Bini ressalta que, nos casos de empresas afetadas por eventos como incêndios, as apólices de seguro podem ser essenciais para garantir a retomada das atividades. A indenização recebida pela empresa pode ajudar a cobrir os prejuízos causados pelo sinistro, permitindo a reconstrução do negócio e a reposição de equipamentos danificados. Dessa forma, o seguro não apenas protege os ativos e a renda dos empreendimentos, mas também contribui para a manutenção dos empregos e da economia local.
O que garante que a pessoa vai receber o seguro?
Se você tem medo de contratar um seguro e não receber o dinheiro da cobertura que contratou quando precisar, pode ficar tranquilo. A lei garante esse direito ao segurado.
“Existe uma fiscalização oficial pelo governo e toda uma legislação que aprova a existência de uma seguradora. São diversas regras que precisam ser seguidas e que, a qualquer sinal de discordância delas, a seguradora pode ser notificada pelos órgãos competentes”, explica Guilherme.
Continua depois da publicidade
Essa fiscalização e as regulamentações existentes têm como objetivo garantir a solidez e a confiabilidade do setor de seguros, assegurando que as seguradoras cumpram com suas obrigações contratuais. “Os segurados podem ter tranquilidade ao contratar um seguro, sabendo que têm respaldo legal para receber a cobertura adequada caso precisem acioná-la”, afirma Bini.
Certifique-se que contratou uma seguradora de confiança
Além disso, é de extrema importância que o cliente se certifique de que está investindo em uma seguradora de confiança. A MAPFRE, por exemplo, é uma seguradora multinacional, que atua no mercado há 90 anos e em diversos mercados como seguro de vida, seguro auto, seguro rural, seguro empresarial, seguro residencial, seguro para grandes riscos e até para produtos massificados.
A empresa possui uma reserva técnica para todo o dinheiro investido do segurado. Dessa forma, existe uma provisão reservada para a cobertura dos sinistros. Ou seja, o segurado pode ter certeza de que vai ter a indenização.
“Os clientes precisam estar atentos às cooperativas e associações de seguro. Eu deixo esse alerta: neste caso, o segurado deixa de ser cliente e, consequentemente, perde o amparo do código de defesa do consumidor, uma das leis que garante a indenização”, explica o diretor da MAPFRE.
Continua depois da publicidade
É muito demorado para receber a indenização?
Um dos principais diferenciais da MAPFRE é a rapidez na hora de indenizar, que, em média, acontece em 7 dias. “Temos equipes locais nas mais diversas regiões do país para garantir esse retorno tão rápido, além de termos IA e tecnologia para resposta de sinistros”, garante Guilherme.
Inclusive, recentemente a empresa registrou uma análise de sinistro no tempo recorde de apenas 16 segundos. O cliente recebeu um link, fez o registro do sinistro, recebeu as orientações para análise e recebeu a indenização em apenas 16 segundos.
“Já em sinistros de grande monta, como um incêndio, temos um time local que faz toda a inspeção e prestamos acompanhamento ao segurado. Em menos de 10 dias, a MAPFRE encaminha todo o processo de indenização”, finaliza Bini.
Aos interessados em buscar seguro, Bini, da MAPFRE, adverte: o consumidor deve sempre recorrer a um corretor de seguros, pois ele é o profissional indicado para avaliar as necessidades de cada pessoa e indicar as melhores soluções.
Continua depois da publicidade